Abstract
Objetivo: Propor a controladoria como uma capacidade geradora de valor às organizações, pelo estudo da evolução das suas funções organizacionais, reunindo-as sob a forma de capacidades, apresentando o impacto sobre o desempenho organizacional.
Método: Quantitativo concebido em duas etapas: uma exploratória baseada no modelo conceitual das capacidades da controladoria e outra de caráter descritivo, com base em estatística multivariada e uma escala de mensuração propondo hipóteses de relação com desempenho organizacional a partir de uma amostra de 120 empresas.
Originalidade/Relevância: O estudo aproxima dois corpos teóricos diferentes em sua temática – controladoria e estratégia – propõe de modo inédito as capacidades analíticas, planejamento e controle, como capacidades da controladoria, testando suas relações como o desempenho organizacional.
Resultados: Os resultados suportam as capacidades da controladoria e demonstram a geração de valor destas capacidades por meio da sua relação positiva e significante com o desempenho organizacional.
Contribuições teóricas/metodológicas: A ampliação do conceito da controladoria para a gestão estratégica e para a geração de valor às organizações, indo além da contribuição restrita ao âmbito contábil e financeiro.
Publisher
Revista Contabilidade Gestao e Governanca