Abstract
Objetivo: Investigar o efeito do estágio de ciclo de vida na relação entre a qualidade da governança corporativa e o custo da dívida das empresas abertas no Brasil.
Método: A qualidade da governança corporativa foi medida por meio de um índice (CGI) composto por 9 itens e o custo da dívida foi capturado diretamente das notas explicativas das demonstrações financeiras. A análise contou com 49 empresas não financeiras integrantes do IBrX-100 entre os anos de 2010 e 2019, com auxílio de regressões com dados em painel.
Originalidade/Relevância: O estudo inova aos explorar o efeito moderador do estágio do ciclo de vida das firmas na relação entre governança corporativa e custo da dívida, demonstrando que essa associação é mais importante nos estágios de Turbulência e Declínio.
Resultados: O custo médio da dívida foi de 7,64% a.a., inferior às médias evidenciadas em estudos anteriores no contexto brasileiro, estando mais alinhado às práticas do mercado. Os achados demonstram que a governança é mais importante para a redução do custo da dívida de empresas nos estágios de Turbulência e Declínio, revelando que efetivamente o ciclo de vida da empresa importa para essa relação.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo demonstra que o custo da dívida não é representado adequadamente pelo agregado da rubrica “Despesas Financeiras” das demonstrações financeiras da empresa, que o mercado de crédito tende a incluir a governança na determinação do custo do capital e que o ciclo de vida é especialmente importante para a redução do custo da dívida de empresas mais arriscadas, nos estágios de Turbulência e de Declínio.
Publisher
Revista Contabilidade Gestao e Governanca
Cited by
5 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献