Abstract
Resumo: O presente trabalho faz uma reflexão sobre o período pandêmico, e o enfrentamento que o Ensino Superior teve que passar devido aos impactos da Covid-19. Este trabalho tem como objetivo ressaltar a evasão acadêmica, descrevendo as nuances que fizeram parte do processo. Entretanto, nesse período desafiador, foi promissor no contexto educacional uma estruturação didática e metodológica no ensino. Analisamos os dados sobre os acadêmicos matriculados, em situação de abandono e diplomados do Curso de Geografia Licenciatura, durante a pandemia, elencando os motivos que levaram ao trancamento ou desistência do curso, bem como os desafios enfrentados pelo cenário pandêmico no cotidiano. Os acadêmicos em situação de abandono do curso, que solicitaram o trancamento devido a pandemia e entre outros, foi o resultado de uma conjunção de fatores que ocorreram desde de 2020 no Brasil, onde a circulação do vírus começou a se propagar, destacando-se como uma questão importante, o desgaste em diversos aspectos, assim como também pelo lado emocional dos acadêmicos.
Palavras-Chave: Covid-19. Ensino emergencial remoto. Curso de Geografia. Abandono do Curso.
Publisher
State University of Mato Grosso do Sul
Reference28 articles.
1. AVELINO, W. F; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura – BOCA, Boa Vista, ano II, v. 2, n. 5, 2020.
2. AMARAL, A. C. F. do. et al. Reflexos da COVID-19 sobre a evasão universitária na graduação: um estudo de aso de uma Universidade pública da Região Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais. Rev Humanidades & Tecnologia (FINOM) – ISSN: 1809-1628. vol. 34, abr./jun., 2022.
3. BALORAN, E. T. Knowledge, Attitudes, Anxiety, ande Coping Strategies of Studentes During Covid-19 Pandemic. Journal of Loss and Trauma, v.25, n.8, p. 635-642, 2020.
4. BAO, W. COVID-19 and online teaching in higher education: A case study of Peking University. Human Behavior and Emerging Technologies, v. 2, n.2, p.113-115, 2020.
5. BOUDIER, P. Escritos de Educação. Petrópolis: VOZES 1999.