Abstract
Este trabalho tem como objetivo descrever a situação e as consequências causadas a saúde pública através do esgotamento sanitário na cidade de Manaus. As transformações vivenciadas desde o ciclo áureo da borracha perpassando ao advento da Zona Franca de Manaus, modificaram seus limites urbanos com o adensamento populacional desordenado e expansão dos limites da cidade sem planejamento e de forma desenfreada. A metodologia partiu do levantamento bibliográfico da situação histórica, atual e análise dos dados do Instituto Trata Brasil, oriundos do SNIS (Sistema Nacional de Informações do Saneamento) e sistema DATASUS do Ministério da Saúde para informações de saúde pública. Os resultados indicaram que a cidade está atualmente como uma das 100 (cem) piores do Brasil em esgotamento sanitário, expondo a população a casos de saúde pública decorrentes de doenças de veiculação hídrica e impactos no saneamento ambiental e nos igarapés da cidade, afetados pela poluição difusa e pontual através da contaminação das águas por lixo, esgoto doméstico, detergentes, efluentes industriais e metais pesados. Algumas melhorias foram denotadas, como investimentos em novas estações de tratamento de esgoto, aumento das interligações a rede de esgoto e fiscalização da concessionária de saneamento por agência reguladora própria.
Publisher
State University of Mato Grosso do Sul
Reference41 articles.
1. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). Atlas Brasil: Abastecimento Urbano de Água – Panorama Nacional. Brasília-DF, Engecorps/Cobrape, 2010.
2. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). Atlas esgotos: Despoluição de bacias hidrográficas. Brasília-DF, ANA, 2017.
3. AYED, L.B; SABBAHI, S; KARANIS, P. WATERBORNE. Parasites in North Africa Environment. Encyclopedia of Environmental Health, 2, 415-424, 2019.
4. BARROS, R.T.V. Saneamento. (Manual de Saneamento e Proteção Ambiental para os Municípios). Belo Horizonte-MG, Escola de Engenharia da UFMG, 1995.
5. BERMUDEZ, S.P.C; NAVA, G.S.A; CHANDRA, R; GARCIA-PEREZ, J.S; CONTRERAS-ÂNGULO, J.R; MARKOU, G; MUYLAERT, K; RITTMANN, B.E; PARRA-SALDIVAR, R. Nutrients utilization and contaminants removal. A review of two approaches of algae and cyanobacteria in wastewater. Algal Research, 24, 438-449, 2017.