Determinação de Potencial Erodível em Diferentes Morfologias de Vertentes na Amazônia por Métodos Físico, Químico e Mecânico de Solos

Author:

Santos Salem Leandro Moura dosORCID,Silva Filho Eliomar Pereira daORCID

Abstract

Este estudo tem o objetivo de quantizar a erodibilidade em Latossolo associado a três morfologias de vertentes distintas (Convexa, Retilínea e Côncava), localizadas na bacia do Igarapé Belmont, em Porto Velho – RO. As vertentes foram classificadas em terços Superior, Médio e Inferior. Em cada terço foram realizadas análises de solos até a uma profundidade de 150cm. Foram determinadas a erodibilidade dos solos pela Granulometria, Índice de Plasticidade – IP, Variação da Coesão Aparente e pelo Potencial Hidrogeniônico – pH e especializado por meio da interpolação no SIG QGIS 2.18. Os valores das avaliações indicaram que a vertente Convexa apresenta o Terço Inferior, ser o mais erodível, desde a superfície até a uma profundidade de 80 cm; enquanto que no Terço Superior o menor, somente a camada superficial (0-20cm) é a mais erodível. A Vertente Retilínea, apontou toda a extensão de sua superfície um elevado potencial à erodibilidade do solo, com destaque para o Terço Inferior e Médio, que apresentaram a camada de solo (0-55cm) muito erodível. Para a vertente Côncava, observou-se uma peculiaridade, pois somente o Terço Superior e Inferior, apresentaram solos com elevado potencial à erosão, desde a superfície até a profundidade de análise.

Publisher

Universidade Estadual de Londrina

Subject

General Engineering

Reference61 articles.

1. ARAÚJO, Gustavo Henrique Sousa; ALMEIDA, Josimar Ribeiro; GUERRA, Antonio José Teixeira. Gestão ambiental de áreas degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

2. ÁVILA, Frederico Fernandes; CARVALHO, Vilma Lúcia Macagnan. Morfogênese, Pedogênese e Etchplanação: análise integrada dos aspectos geoquímicos, mineralógicos e micromorfológicos do solo de uma toposequência na depressão de Gouveia – Serra do Espinhaço – Minas Gerais. Revista Brasileira de Geomorfologia – RGB, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 223-233, abr./jun. 2012.

3. BAIRD, Andrew J. Field estimation of macropore functioning and surface hydraulic in a fen peat. Hydrological Process, Chichester, v. 11, p. 287-295, 1997.

4. BASTOS, Cezar Augusto Burkert. Estudo geotécnico sobre a erodibilidade de solos residuais não saturados. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

5. BASTOS, Cezar Augusto Burkert; MILITITSKY, Jarbas; GEHLING, Way. Avaliação da erodibilidade dos solos sob o enfoque geotécnico – pesquisas e tendências. Teoria e Prática na Engenharia Civil, Porto Alegre, n. 1, p. 17-25, nov. 2000.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3