Abstract
Este estudo tem o objetivo de quantizar a erodibilidade em Latossolo associado a três morfologias de vertentes distintas (Convexa, Retilínea e Côncava), localizadas na bacia do Igarapé Belmont, em Porto Velho – RO. As vertentes foram classificadas em terços Superior, Médio e Inferior. Em cada terço foram realizadas análises de solos até a uma profundidade de 150cm. Foram determinadas a erodibilidade dos solos pela Granulometria, Índice de Plasticidade – IP, Variação da Coesão Aparente e pelo Potencial Hidrogeniônico – pH e especializado por meio da interpolação no SIG QGIS 2.18. Os valores das avaliações indicaram que a vertente Convexa apresenta o Terço Inferior, ser o mais erodível, desde a superfície até a uma profundidade de 80 cm; enquanto que no Terço Superior o menor, somente a camada superficial (0-20cm) é a mais erodível. A Vertente Retilínea, apontou toda a extensão de sua superfície um elevado potencial à erodibilidade do solo, com destaque para o Terço Inferior e Médio, que apresentaram a camada de solo (0-55cm) muito erodível. Para a vertente Côncava, observou-se uma peculiaridade, pois somente o Terço Superior e Inferior, apresentaram solos com elevado potencial à erosão, desde a superfície até a profundidade de análise.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Reference61 articles.
1. ARAÚJO, Gustavo Henrique Sousa; ALMEIDA, Josimar Ribeiro; GUERRA, Antonio José Teixeira. Gestão ambiental de áreas degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
2. ÁVILA, Frederico Fernandes; CARVALHO, Vilma Lúcia Macagnan. Morfogênese, Pedogênese e Etchplanação: análise integrada dos aspectos geoquímicos, mineralógicos e micromorfológicos do solo de uma toposequência na depressão de Gouveia – Serra do Espinhaço – Minas Gerais. Revista Brasileira de Geomorfologia – RGB, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 223-233, abr./jun. 2012.
3. BAIRD, Andrew J. Field estimation of macropore functioning and surface hydraulic in a fen peat. Hydrological Process, Chichester, v. 11, p. 287-295, 1997.
4. BASTOS, Cezar Augusto Burkert. Estudo geotécnico sobre a erodibilidade de solos residuais não saturados. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
5. BASTOS, Cezar Augusto Burkert; MILITITSKY, Jarbas; GEHLING, Way. Avaliação da erodibilidade dos solos sob o enfoque geotécnico – pesquisas e tendências. Teoria e Prática na Engenharia Civil, Porto Alegre, n. 1, p. 17-25, nov. 2000.