Affiliation:
1. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
Abstract
As crianças com deficiência intelectual apresentam prejuízo no desenvolvimento da capacidade expressiva. Como consequência, fazem uso por mais tempo da linguagem gestual. Existem recursos de Comunicação Alternativa, categoria de Tecnologia Assistiva, que contribuem para a acessibilidade cognitiva dessas crianças, facilitando o desenvolvimento e a aprendizagem. Esta pesquisa buscou analisar como o uso da Comunicação Alternativa (CA) em sessões de intervenção pode contribuir para a linguagem-comunicação de crianças com deficiência intelectual na etapa da Educação Infantil. Como participantes, a pesquisa contou com duas crianças com deficiência intelectual com impedimentos comunicativos, estudantes de escolas públicas da cidade de Igarassu-PE. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas sessões de intervenção com o uso de recursos da CA. O estudo demonstrou que o uso dos recursos de comunicação alternativa contribuiu significativamente para a comunicação das crianças. Permitiu que criança e pesquisadora compartilhassem atenção nas atividades desenvolvidas; auxiliou a compreensão, estimulando as crianças a participarem ativamente das interações; também possibilitou às crianças planejar e produzir linguagem mais significativa e funcional.
Reference30 articles.
1. ANDRADE, R. V.; LIMONGI, S. C. O. A emergência da comunicação expressiva na criança com Síndrome de Down. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, out - dez, vol. 19, n. 4, p. 387-392, 2007.
2. ÁLLAN, S.; SOUZA, C. B. A. O modelo de Tomasello sobre a Evolução Cognitivo-Linguística Humana. Revista. Psicologia: Teoria e Pesquisa. vol. 25, n. 2, p. 161-168, 2009.
3. AQUINO, A. B. Contribuições do uso da Comunicação Alternativa para crianças com deficiência intelectual na educação infantil. 2018. 112 f, Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2018.
4. BERGAMASCO, et al. Registro em vídeo na Pesquisa em psicologia: reflexões a partir de relatos de experiência. Revista Psicologia: Teoria e pesquisa. vol. 12, n.3, p. 261-267, 1996.
5. BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 15 de fevereiro de 2018.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献