Abstract
Objetivo do estudo: O objetivo deste artigo é compreender como o padrão de beleza difundido pelas influencers digitais do Instagram afetam a autoestima e o comportamento de consumo de universitárias.
Metodologia/abordagem: A pesquisa qualitativa e exploratória envolveu entrevistas semiestruturadas com estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que utilizam o Instagram. A análise de conteúdo resultou em duas categorias: influência do Instagram na autoestima e no consumo das entrevistadas.
Principais resultados: Elementos como busca pelo padrão de beleza, comparação excessiva, uso prolongado do Instagram, aceitação de corpos semelhantes e impacto financeiro afetam a autoestima das entrevistadas. O comportamento de consumo é afetado pela ativação de necessidades, aumento do consumo de produtos divulgados, ativação de estímulos pelos anúncios segmentados e necessidade de pertencimento a grupos.
Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo avança metodologicamente ao desmembrar categorias analíticas que revelam, com maior riqueza de detalhes, elementos relacionados à percepção de consumo feminino, que leva à intenção e ação de compra. Paralelamente, avança na literatura relacionada ao papel das influenciadoras digitais no consumo de produtos e serviços, apontando que a autoestima das universitárias é afetada positivamente e negativamente.
Relevância/originalidade: Identificação de fatores subjacentes que influenciam concomitantemente a autoestima e o consumo de universitárias, para além do que a literatura da área apresenta. A originalidade também é destacada em um Framework Teórico e em um Framework Analítico, desenvolvido a partir do quadro teórico desenvolvido e dos resultados e discussões elencados no estudo.
Reference44 articles.
1. Abidin, C., & Karhawi, I. (2021). Influenciadores digitais, celebridades da internet e “blogueirinhas”: uma entrevista com Crystal Abidin. Intercom: Revista Brasileira de Ciências Da Comunicação, 44(1), 289–301. https://doi.org/10.1590/1809-58442021114
2. Alfonso-Fuertes, I., Alvarez-Mon, M. A., Sanchez del Hoyo, R., Ortega, M. A., Alvarez-Mon, M., & Molina-Ruiz, R. M. (2023). Time Spent on Instagram and Body Image, Self-esteem, and Physical Comparison Among Young Adults in Spain: Observational Study. JMIR Formative Research, 7, e42207. https://doi.org/10.2196/42207
3. Bardin, L. (2015). Análise de Conteúdo (1st ed.). Edições 70.
4. Baudrillard, J. (2009). A sociedade de consumo (1st ed.). Edições 70.
5. Boni, V., & Quaresma, S. (2005). Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, 2(3), 68–80. http://www.emtese.ufsc.br/3_art5.pdf%5Cnhttp://scholar.google.com/scholar?hl=en&btnG=Search&q=intitle:Aprendendo+a+entrevistar+:+como+fazer+entrevistas+em+Ci?ncias+Sociais#0