Affiliation:
1. Universidade Estadual de Campinas
Abstract
A formação de recursos humanos em nível de pós-graduação no Brasil na área espacial teve início na década de 60, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A fim de constituir um corpo de especialistas para desenvolver as suas atividades, o instituto inicialmente se apoiou em uma estrutura que combinou o envio de pesquisadores para o exterior com a criação de programas de pós-graduação. Com vistas a analisar as estratégias adotadas para a constituição do núcleo de formação de mestres e doutores, este trabalho apresenta as atividades da pós-graduação no instituto, com foco nas décadas de 60 e 70. Também é apresentado um quadro do perfil dos egressos dos programas de Astrofísica e Geofísica Espacial formados até 2005, com o objetivo de identificar e analisar parte dos resultados obtidos por este núcleo de formação.
Subject
Education,Cultural Studies,Gender Studies
Reference41 articles.
1. Política e afeto na produção de identidades e instituições: a experiência potiguar;ANDRADE A. A. M. de;Revista Brasileira de Educação,2005
2. Desenvolvimento da pós-graduação no Brasil,1971
3. Decreto n.63.343, de 1º. de outubro de 1968: dispõe sobre a instituição de centros regionais de pós-graduação
4. Decreto n.68.532, de 22 de abril de 1971: extingue o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (Gocnae), e cria o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE)