Author:
Oliveira Luís Ricardo Saldanha de,Martins Maria Eduarda Alves,Santos Letícia Stefani,Chaer Guilherme Khalil dos Santos el
Abstract
Introdução: A segurança do paciente no âmbito cirúrgico tornou-se um assunto cada vez mais prevalente devido ao aumento no número de cirurgias. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, estima-se que mais de 2 milhões de procedimentos estéticos foram realizados por brasileiros em 2023. Diante disso, torna-se imprescindível a aplicação de protocolos clínicos baseados em evidências que promovam a saúde e segurança do paciente. Materiais, sujeitos e métodos: Foi realizada uma revisão de literatura sobre a segurança do paciente em cirurgia plástica nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico, PubMed e LILACS, utilizando os descritores "cirurgia plástica e segurança", "complicações em cirurgia plástica" e "paciente e segurança". Após análise, foram selecionados 14 artigos publicados entre 2017 e 2023. Resultado e discussão: Apesar das elevadas taxas de sucesso e segurança das cirurgias plásticas, ainda prevalecem complicações, como seromas, hematomas e necrose de tecidos, com reações adversas à anestesia e eventos trombolíticos apresentando uma menor taxa de prevalência. Diante disso, ficou evidenciada a importância da implementação de protocolos clínicos, da formação de profissionais e do desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes como medidas para a promoção da segurança do paciente. Considerações finais: Logo, tendo em vista os presentes estudos, conclui-se que a segurança em cirurgias plásticas é uma área que requer atenção contínua e adaptação às novas evidências e tecnologias, necessitando, dessa forma, de uma maior quantidade de estudos a respeito do tema, devido à falta de protocolos clínicos baseados em evidências para aplicabilidade prática.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. DE SOUSA, Jéssica Oliveira et al. Segurança e perspectivas nas complicações de cirurgias estéticas: um panorama atual. Revista Coopex, v. 14, n. 5, p. 4077-4088, 2023.
2. FRANCO, Diogo. USO DE ANTIBIÓTICOS EM CIRURGIA PLÁSTICA. Rev. Soc. Bras. Cir. Plást., v. 21, n. 2, p. 112-115, 2006.
3. GILLESPIE, Brigid. Implementation of safety checklists in surgery: a realist synthesis of evidence. Implementation Science, vol. 10, p. 137, 28 set. 2015.
4. HORTON, J. Bauer; REECE, Edward M.; BROUGHTON, George; et al. Patient safety in the office-based setting. Plastic and Reconstructive Surgery, v. 117, n. 4, p. 61e–80e, 2006.
5. HUNTER, John. Reducing Surgical Site Infections in Aesthetic Surgery. Aesthetic Surgery Journal, v. 39, n. 10, p. 1146–1149, out. 2019.