Abstract
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio respiratório do sono que causa problemas de saúde devido ao colapso das vias aéreas superiores. O diagnóstico é feito por polissonografia e o tratamento padrão é o uso de Continuous Positive Airway Pressure (CPAP), associado à perda de peso e medidas de higiene do sono. O objetivo deste estudo foi identificar as características biopsicossociais de pacientes com SAOS em uso de CPAP no Ambulatório do Sono na Atenção Primária de Saúde em Araguari-MG. Portanto, foi realizado um estudo transversal com pacientes com SAOS maiores de 18 anos, utilizando análise de prontuário e ficha de coleta de dados sociodemográficos e clínicos. Dos 98 pacientes avaliados, 48% eram do sexo feminino e 52% do masculino, com média de idade de 61,1 anos. Observou-se uma ligeira prevalência de SAOS em homens, contudo a prevalência em mulheres aumentou após a menopausa. O tabagismo foi associado a um maior risco e gravidade da SAOS. Além disso, foram observadas comorbidades cardiovasculares, neurocognitivas e metabólicas em uma proporção significativa dos pacientes, correspondente a 86%. A condição prejudicada de descanso resultou em prejuízo cognitivo e aumento da probabilidade de erros e acidentes. Conclui-se que é importante ter um Ambulatório do Sono nos municípios para diagnóstico, tratamento e acompanhamento da SAOS, visando reduzir complicações, riscos de acidentes e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Publisher
Instituto de Administracao e Gestao Educacional Ltda
Reference40 articles.
1. ALVES, J. C.; DA SILVA, J. K. L. S.; FURLAN, S. F. Apneia obstrutiva do sono e tabagismo: uma revisão de literatura. Revista de Medicina, v. 99, n. 2, p. 164-169, 2020.
2. ARNAUD, C. et al. Obstructive sleep apnoea and cardiovascular consequences: pathophysiological mechanisms. Archives of cardiovascular diseases, v. 113, n. 5, p. 350-358, 2020.
3. BIXLER, E. O. et al. Prevalence of sleep-disordered breathing in women: effects of gender. American journal of respiratory and critical care medicine, v. 163, n. 3, p. 608-613, 2001.
4. BUCKS, R. S.; OLAITHE, M. E. P. Função neurocognitiva na apneia obstrutiva do sono: uma meta-revisão. Respirologia, 18 (1), pp.61-70, 2013.
5. CARNETHON, M. R.; DAYNA, A. J. "Sleep and resistant hypertension." Current hypertension reports 21 (2019): 1-6.