Sexualidade e doenças reumáticas

Author:

Abdo Carmita H. N.1

Affiliation:

1. Psiquiatra, livre-docente e professora-associada do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Abstract

A atividade sexual satisfatória é um dos pilares da qualidade de vida, envolvendo das preliminares ao intercurso sexual, mecanismos neurológicos, vasculares, endocrinológicos, musculoesqueléticos, psicossociais, culturais, além do parceiro sexual e fatores individuais (autoestima, imagem corporal e habilidade pessoal). A disfunção sexual consiste na incapacidade para participar do ato sexual com satisfação, comprometendo desejo e/ou excitação e/ou orgasmo. Pode também se apresentar como dor que antecede, ocorre durante ou após o ato. Os numerosos fatores de risco para a disfunção sexual explicam sua alta prevalência nas diferentes fases da vida, podendo apresentar etiologia orgânica, psicossocial e/ou sociodemográfica. Entre estes últimos citam-se idade avançada, renda familiar baixa e educação precária. Quanto aos fatores orgânicos, encontram-se: deficiência hormonal, hipertensão arterial, diabetes, cardiopatias, neuropatias, alcoolismo, tabagismo, uso de drogas ilícitas, bem como uso de alguns medicamentos. Depressão e ansiedade respondem pelas causas psiquiátricas mais comuns de disfunção sexual. A prevalência é alta em homens, especialmente nos casos de disfunção erétil (DE) e de ejaculação precoce (EP). O mesmo se observa nas mulheres, quanto à diminuição do desejo, falta de lubrificação vaginal, transtornos do orgasmo e dor ao intercurso sexual. Por comprometer a satisfação sexual e a satisfação com a vida, a disfunção sexual resulta em menor qualidade de vida, baixa autoestima, depressão, ansiedade e prejuízo na relação interpessoal e dos parceiros. Doenças crônicas podem conduzir ao desinteresse sexual e à falta dessa atividade, por baixa autoestima e preocupação quanto à imagem corporal, por exemplo. A depressão também reduz a libido, deteriorando a qualidade do relacionamento sexual. Os pacientes, ansiosos sobre sua habilidade em satisfazer o parceiro, com o tempo desenvolvem ansiedade antecipatória e, pelo receio de falhar, acabam evitando o intercurso. Fadiga e estresse também acompanham as doenças crônicas, podendo contribuir para a disfunção sexual.

Publisher

Revista Paulista de Reumatologia

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3