Abstract
O “Placar da Reciclagem” representa uma inovadora iniciativa voltada para o monitoramento, divulgação e auditoria do processo de coleta de materiais recicláveis em diversos eventos e instituições, tanto públicas quanto privadas, em território brasileiro. O objetivo geral desta proposta se concentra na ampliação do alcance do referido projeto, que já foi colocado em prática em outros eventos de grande porte, com o intuito de estimular a conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, abordar as disparidades existentes na rede de reciclagem. Esta pesquisa se justifica pela urgente necessidade de enfrentar o desafio dos resíduos sólidos que afeta o país, demandando uma ação efetiva e abrangente. Dessa forma, esperamos alcançar resultados significativos, incluindo a expansão do uso do “Placar da Reciclagem” em cooperativas de catadores de materiais recicláveis, o aprimoramento da gestão dos resíduos e a produção de dados sólidos para embasar relatórios e artigos científicos, contribuindo assim para um entendimento mais profundo e uma ação concreta em relação a essa temática crucial.
Publisher
Sindicato dos Servidores do Magisterio Municipal de Curitiba
Reference40 articles.
1. ABRELPE. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil 2022. São Paulo: Grappa Marketing Editorial, 2022. 59 p.
2. ARAÚJO, E. C. et al. Condições de trabalho nas cooperativas de reciclagem na região de Maringá: uma análise sob a ótica do trabalho decente. A Economia em Revista, Maringá, v. 23, n. 2, p. 107–119, jul. 2015.
3. ARONOFF, S. Geographical Information Systems: A Management Perspective. Ottawa, WDI Publications, 1989.
4. BERRY, B. J. L. Aproaches to regional analyses: a sinthesis. Annals of the Association of American Geographers, Washington, v. 54, n.1, p. 1-11, 1964.
5. BIAS; JUNIOR; RIBEIRO, 2022. Estudos de paisagem e sistema de informações geográficas: para além da representação cartográfica. In: STEINKE, V. A.; SILVA, C. A.; FIALHO, E. S.; FIALHO, E. S.. Geografia da Paisagem: Múltiplas Abordagens. 1. ed. Brasília: Caliandra, 2022. v. 1. 553p.