Abstract
Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da produção científica do uso da modelagem para determinar eventos extremos de vazão associados a inundações em cidades ribeirinhas.
Referencial teórico: Este estudo foi elaborado a partir de uma revisão sistemática sobre o uso de modelagem para analisar os riscos de inundação em áreas urbanas, mostrando as principais ferramentas disponíveis, como também os principais trabalhos publicados nos últimos anos.
Método: Fundamenta-se nas buscas de artigos científicos nas bases de dados Scopus e Web of Science para os últimos 10 anos, ou seja, de 2012 a 2022. Essas buscas foram realizadas no mês de agosto de 2023 utilizando os termos: "flood risk" OR "risk of flooding" AND "extreme flows" OR "maximum flows" AND "modeling". Para a realização das análises estatísticas e gráficos foi utilizado o pacote Bibliometrix do software, onde os dados bibliográficos (brutos) foram importados no formato BibTex para realização de análises bibliométricas como, citações, colaboração científica e análise de artigos por ano de publicação.
Resultados e conclusão: Os resultados indicam um aumento de publicações nos últimos anos com trabalhos publicados principalmente em 10 países divididos em 7 periódicos mais relevantes. O Brasil apresentou apenas um estudo que se enquadrou na busca realizada, demostrando a carência de trabalhos sobre a temática nas diferentes regiões do país.
Implicações da pesquisa: Uma revisão sistemática sobre uma temática tão importante pode contribuir na busca pelos trabalhos mais relevantes na área de modelagem hidrológica que tenha como objetivo a determinação de risco de inundação, servindo de base para auxiliar pesquisadores e gestores com foco na redução de riscos hidrológicos.
Originalidade/valor: Esta pesquisa é inovadora pois identifica os trabalhos mais importantes na modelagem hidrológica que definiram mapas de inundação com diferentes metodologias, possui relevância cientifica pela originalidade na representação e abordagem dos dados e pelas discussões apresentadas.
Publisher
RGSA- Revista de Gestao Social e Ambiental