Abstract
Objetivo: O acelerado crescimento das redes colaborativas em sistemas agroalimentares orgânicos coloca o Brasil em destaque no cenário mundial em produção e consumo de alimentos orgânicos. Este artigo objetiva identificar e analisar os estudos realizados no Brasil no período de 2010 a 2020 sobre os sistemas agroalimentares orgânicos a partir do arcabouço teórico das ações colaborativas em redes, considerando as publicações em periódicos nacionais.
Metodologia: Pesquisa exploratória com apoio da Revisão Sistemática da Literatura e análise de documentos de artigos científicos publicados entre 2010 a 2020. A plataforma Cielo e periódicos na base CAPES, fundamentaram a seleção dos artigos relacionados à temática, classificados no Qualis A1-B2.
Resultados e Discussão: A revisão sistemática identificou o crescente interesse dos pesquisadores em investigar e compreender como os atores interagem entre si ou se configuram na economia e na sociedade, bem como ocorrem as influências para a formação, o desenvolvimento, a consolidação e até mesmo a dissolução de redes colaborativas nos sistemas agroalimentares orgânicos.
Implicações da Pesquisa: Espera-se que os resultados apresentados possam subsidiar estudos e pesquisas futuras pertinentes às ações em redes colaborativas em sistemas agroalimentares orgânicos, com os estudos apresentados contribuindo para a expansão e mudanças positivas frente às ações coletivas nos sistemas orgânicos de produção.
Originalidade e Valor: A pesquisa inova na apresentação de agenda de pesquisa de ações coletivas ao abordar redes em sistemas agroalimentares orgânicos, observada na literatura nacional ao longo da década destacada.
Publisher
RGSA- Revista de Gestao Social e Ambiental
Reference48 articles.
1. Azevedo, D.B., OSorio, R.M.L., Carvalho, R.Q., & Cardoso, B.B. (2014). Cadeia de produção do cogumelo orgânico: O estudo de caso da empresa cogumelos brasilienses. Revista de Gestão Ambiental e da Sustentabilidade, 3(1), 139-153.
2. Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria no 52/2021: Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção e as listas de substâncias e práticas para o uso nos Sistemas Orgânicos de Produção. Brasília: MAPA (2021).
3. Caldas, N. & Anjos, F. (2017). Uma resposta sólida a um regime agroalimentar em crise: o fenômeno GAS na Itália. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 32(95), 19.
4. Castellani, A.L.A. et al. (2017). Aquisição de alimentos da agricultura familiar e orgânicos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar no estado de Santa Catarina. Revista de Nutrição, 30(5), 651-662.
5. Cassol, A.P. (2013). Redes agroalimentares alternativas: mercados, interação social e a construção da confiança. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. https://www.lume.ufrgs.br/-handle/10183/79442