Author:
Perini Cazotto Eliena,Maria Vieira de Araujo Elisa,Rodrigues Barbosa Janaína,Trancoso Marcos Guilherme Bedim,Mendes Roberta Miranda de Araújo,Fronza Márcio,Barros Rodolpho José da Silva,Mendonça Haydee Fagundes Moreira Silva de,Paulo Marcela Souza Lima,Lima Maressa Cristiane Malini de
Abstract
A depender do status sanitário do biotério, os animais de laboratório podem tornar-se reservatórios parasitológicos, representando risco biológico para os trabalhadores encarregados do seu manejo. Diante desse cenário, realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, utilizando o método de revisão de escopo proposto pelo Instituto Joanna Briggs, durante os meses de fevereiro e março de 2024. A partir da questão norteadora “Qual a importância do controle parasitológico de animais de laboratório para a saúde dos trabalhadores de biotérios?”, foi conduzida uma busca eletrônica nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, utilizando os descritores “Controle de Infecções”, “Doenças Parasitárias”, “Animais de Laboratório”, “Zoonoses”, “Saúde do Trabalhador” e “Técnicos em Manejo de Animais”, selecionados no sistema DeCS/MeSH. Foram incluídos artigos completos, independentemente do delineamento, em português, inglês e espanhol, publicados de 2010 a 2024. Foram excluídos artigos incompletos, repetidos e que não estavam relacionados ao assunto principal. Após a realização das buscas, foram identificados 766 artigos, dos quais 267 eram duplicatas e foram excluídos, restando 499. Desses, quatro artigos foram mantidos após leitura de seus títulos, resumo e textos integrais, para compor esta revisão. Os artigos selecionados foram publicados nos anos de 2012, 2017, 2018 e 2019, consistindo em três estudos de campo e uma pesquisa bibliográfica. Esses estudos demonstraram a importância de controlar infecções por parasitas, como Ornithonyssus bacoti, Giardia spp. e Cryptosporidium spp no biotério, a fim de prevenir a transmissão para os trabalhadores, apesar da escassez de artigos disponíveis sobre o tema. Entre as medidas de controle destacam-se as barreiras sanitárias, os procedimentos operacionais padrão e a adequada estrutura física do biotério.
Publisher
Revista Sociedade Científica
Reference12 articles.
1. Colby LA, Zitzow L. Applied Institutional Approaches for the Evaluation and Management of Zoonoses in Contemporary Laboratory Animal Research Facilities. ILAR J. 2018 Dec; 59(2):134-143.
2. University of Rochester Medical Center [internet]. Zoonoses. Rochester (NY): URMC,2020 [cited 2020 Aug. 10]. Available from: https://www.urmc.rochester.edu/animal-resource/occupational-health/zoonoses.aspx.
3. Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. Normativas do CONCEA para produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica. 2016 Sept; 3: 81.
4. Friedrich NO. Riesgos ocupacionales en medicos veterinarios dedicados a pequeños animales de la ciudad de Córdoba (2010) [master’s thesis]. Córdoba: Escuela de Salud Pública de la Universidad Nacional de Córdoba; 2012.
5. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Módulo 1: Biossegurança e Manutenção de Equipamentos em Laboratório de Microbiologia Clínica/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 1. ed. Salvador: Agência Nacional de Vigilância Sanitária; 2013.