Abstract
Este estudo tem como objetivo elaborar um plano de ação para abordar os principais problemas de saúde da população atendida na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, realizada em um município de Minas Gerais, baseada no Planejamento Estratégico Situacional. A análise da situação de saúde foi realizada com dados do e-SUS de 2022, utilizando a matriz de Transcendência, Urgência e Capacidade para identificar e priorizar problemas de saúde. Os principais problemas identificados foram Hipertensão Arterial, Transtornos Mentais e Diabetes Mellitus Tipo II, sendo os transtornos mentais destacados na matriz. Foi elaborada uma rede de determinação causal e proposto um plano de intervenção focado na melhoria da atenção a pacientes com transtornos mentais, na orientação aos profissionais de saúde e na promoção da saúde mental. Uma vez que garantir ações eficazes é crucial para assegurar o direito à saúde mental por meio de políticas públicas.
Publisher
Escola de Saude Publica do Ceara
Reference18 articles.
1. Mendes EV, et al. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. 2012.
2. Teles IDF, et al. Planejamento estratégico como ferramenta de gestão local na atenção primária à saúde. Rev Fam, Ciclos Vida Saúde Context Soc. 2020;8(1):27-38.
3. Junges JR, Barbiani R, Zoboli ELC. Planejamento Estratégico como exigência ética para a equipe e a gestão local da Atenção Básica em Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2015;19:265-74.
4. Ciampone MHT, Peduzzi M. Planejamento Estratégico como instrumento de gestão e assistência. Man Enferm. 2001.
5. IBGE. Conta Satélite de Saúde – Brasil 2010 a 2013. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101690_notas_tecnicas.pdf. Acesso em: 01 abril 2023.