Abstract
Introdução: Para o crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças crônicas na adolescência é imprescindível uma alimentação saudável, entretanto, vários fatores podem influenciar no consumo dietético. Objetivo: Avaliar a qualidade da dieta dos adolescentes e os fatores associados. Material e Métodos: Foi aplicado em adolescentes estudantes de escolas públicas de Barbacena-MG, o Questionário de Frequência Alimentar para cálculo do Índice de Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R) e foram coletados dados demográficos e de acesso à internet. Resultados: A média do IQD-R foi de 65 pontos, sendo que a dieta de 47,3% dos adolescentes necessita de adequações, principalmente quanto ao consumo de “frutas”, “leite e derivados”,”gordura saturada” e de “gordura sólida, álcool e açúcar”. Os meninos apresentaram maiores médias do IQD-R, devido ao maior consumo das “frutas”, “carnes, ovos e leguminosas” e menor ingestão de “gordura sólida, álcool e açúcar”. Os adolescentes com acesso à internet apresentaram maior consumo de “carnes, ovos e leguminosas” e “gordura saturada” e indivíduos no período tardio da adolescência tiveram mais chance de consumir “cereais” nas quantidades recomendadas. Conclusão: Verifica-se a necessidade de realização de estratégias de promoção de alimentação saudável, destinadas principalmente às meninas, abordando especialmente o consumo dos itens dietéticos identificados com maiores inadequações.
Publisher
Universidade Federal de Juiz de Fora
Reference40 articles.
1. Ministério da Saúde (BR). Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2007. 58 p.
2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Nosso povo: idade da população [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2018. [citado em 2020 maio 24]. Acesso em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/19623-idade-da-populacao.html
3. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2018.
4. Hábitos e consumo alimentar entre adolescentes eutróficos e com excesso de peso;Vieira;J Hum Growth Dev,2014
5. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Pesquisas de orçamentos familiares 2008-2009: antropometria e estado nutricional de crianças e adolescentes e adultos no Brasil [Internet]. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2010. [citado 2020 maio 11]. Acesso em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv50063.pdf