Author:
Silva Ana Cristina Cardoso da,Barbosa Maria Eduarda Nunes
Abstract
A Terapia Ocupacional tem desenvolvido um campo de saber e de prática com populações que se encontram em uma zona de desfiliação ou de vulnerabilidade social, como é o caso de sujeitos e grupos que vivem nas ruas. Com o objetivo de identificar e caracterizar a prática da Terapia Ocupacional no Brasil junto às pessoas em situação de rua, foi realizado revisão integrativa de literatura. No acesso à Scientific Electronic Library Online, à Biblioteca Virtual em Saúde, à Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, aos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional e à Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, foram encontrados 143 artigos e 24 deles foram elegíveis para a revisão. Por análise interpretativa, crítica e descritiva, as seis categorias estabelecidas demonstram que os terapeutas ocupacionais circulam e se inserem nas/pelas ruas, territórios, comunidades e equipamentos sociais. Eles trabalham a partir de atividades e oficinas; da construção e dinamização de redes sociais de suporte; do uso de políticas públicas como recurso; da oferta de cuidados em saúde e de alternativas para inclusão social por meio do trabalho. As práticas resultam, dentre outros aspectos, em maiores oportunidade de participação na vida social, (re)construção de projetos de vida e defesa e acesso aos direitos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference43 articles.
1. ALMEIDA, Marta Carvalho et al. Terapia ocupacional e pessoas em situação de rua: criando oportunidades e tensionando fronteiras. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 19, n. 3, 2011.
2. AMERICAN OF OCCUPACIONAL THERAPISTITS ASSOCIATION (AOTA). Enquadramento da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio & Processo 4ª Edição. Traduzido por GOMES, Maria Dulce; TEIXEIRA, Liliana; RIBEIRO, Jaime. Versão Portuguesa de Occupational Therapy Practice Framework: Domain and Process 4th Edition. Politécnico de Leiria, 2020.
3. ASSAD, Francine Baltazar; PEDRÃO, Luiz Jorge; CIRINEU, Cleber Tiago. Estratégias de cuidado utilizadas por terapeutas ocupacionais em centros de atenção psicossocial. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 24, n. 4, p. 743-753, 2016.
4. AVELAR, Mariana Rossi. Entre o suporte e o controle: a articulação intersetorial da rede de serviços e o papel das terapeutas ocupacionais na prefeitura municipal de Campinas - SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
5. BARROS, Denise Dias et al. Cultura, economia, política e saber como espaços de significação na Terapia Ocupacional Social: Reflexões sobre a experiência do Ponto de Encontro e Cultura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 21, n. 3, 2013.