Author:
Bastos Rosária Cal,Loreto Maria das Dores Saraiva de,Emmendoerfer Magnus Luiz,Moreira Vinicius de Souza,Souza Gustavo Bruno Pereira de
Abstract
O presente artigo visou analisar a relação da implementação do o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sobre o desenvolvimento dos municípios da Zona da Mata mineira, no período de 2011 a 2016. Utilizou-se como procedimento metodológico uma abordagem quantitativa, exploratória e descritiva, com a aplicação de modelos econométricos, na análise dos dados, em painel dinâmico. Esse modelo apresenta, de forma interativa, dados do PNAE e do IFDM, consolidando as informações e permitindo a visualização de seus dados de forma inédita, desta forma contribui para tomadas decisões dos órgãos governamentais e outros. Os resultados demonstram, de modo geral, que o PNAE possui uma relação positiva moderada no IFDM Geral no período selecionado e que a relação entre as variáveis foi, em sua maioria, de efeito significativo, confirmando assim, a importância da atuação do Estado, por meio das políticas públicas, especialmente no desenvolvimento dos municípios de pequeno porte.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference58 articles.
1. ABRUCIO, F. L.; FRANZESE, C. Federalismo e políticas públicas: o impacto das relações intergovernamentais no Brasil. Tópicos de Economia Paulista para Gestores Públicos, v. 1, p. 13-31, 2007.
2. AGNE, C. L.; PORTO, F. R. Operacionalização do PNAE e perfil dos agricultores familiares em Cachoeira do Sul-RS. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, v. 8, n. 3, p. 149-170, 2020.
3. AMORIM, A. L. B.; RIBEIRO JUNIOR, J. R. S.; BANDONI, D. H. Programa Nacional de Alimentação Escolar: estratégias para enfrentar a insegurança alimentar durante e após a COVID-19. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 1134-1145, 2020.
4. ANDRADE, J. C.; ARAÚJO, M. A.; SANTOS, P. V. S. Estudo sobre aquisição de alimentos da agricultura familiar para o programa nacional de alimentação escolar: o caso dos municípios paraibanos. Gestão e Sociedade, v. 13, n. 36, 2019.
5. ARRETCHE, M. T. S. Políticas sociais no Brasil: descentralização em um Estado federativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 14, n. 40, p. 111-141, 1999.