Author:
Gaspar Letícia Martins,Panobianco Marislei Sanches,Borges Mariana Lopes,Pardo Gabriela Reis de Souza,Roncador Julia Anelli,Viana Bianca Soares
Abstract
Introdução: o lazer é considerado um dos pilares fundamentais na reabilitação, bem-estar e diretamente associado a satisfazer as necessidades do indivíduo, a partir dos seus valores e cultura, incluindo mulheres com câncer de mama que se encontram nesse processo. Objetivo: compreender como diferentes atividades de lazer podem contribuir como estratégia de enfrentamento na reabilitação do câncer de mama. Método: estudo qualitativo e transversal, realizado em um núcleo de reabilitação para mulheres mastectomizadas de uma instituição de ensino público. Participaram 15 mulheres que contemplaram os critérios de inclusão. A coleta de dados ocorreu entre abril e maio de 2020, via telefone, por uma entrevista semiestruturada, com questões norteadoras e finalizou-se com a saturação dos dados. A Análise de Conteúdo Temática de Bardin foi utilizada para identificação das categorias temáticas, sendo elas: definição de lazer; percepção do serviço como atividade de lazer; reconhecimento das atividades oferecidas; a importância do lazer na vida; mudanças de vida e importância da equipe de saúde. Todos os preceitos éticos foram respeitados. Resultados e Discussão: as participantes reconheceram a importância do lazer na promoção do bem-estar físico e psicológico e a equipe interprofissional do serviço foi reconhecida como crucial para a realização das atividades de lazer, proporcionando suporte emocional e contribuindo para a integração das mulheres no processo de reabilitação. Conclusão: o lazer é uma importante estratégia de enfrentamento na reabilitação de mulheres mastectomizadas, considerando os aspectos físico e emocional e deve ser incentivado pelos profissionais de saúde às mulheres em recuperação do câncer e mama. Sugerem-se novas pesquisas com amostragem diversificada para resultados mais abrangentes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference40 articles.
1. AMERICAN CANCER SOCIETY. Managing cancer-related side effects. Atlanta, 2023. Disponível em: . Acesso em: 18 mar 2023.
2. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70 ed. Portugal, 2011.
3. BARROS, V. M. e et al. Linfedema pós-mastectomia: um protocolo de tratamento. Fisioteria e Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 178-183, Junho 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 ago 2020.
4. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: . Acesso em: 20 ago 2020.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Controle do Câncer de Mama: conceito e magnitude. Rio de Janeiro: INCA, 2022a.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献