Author:
Reis Flávia Helena Cabral Silva,Ferreira Allisson Henrique Pinheiro,Cabral Walter Reis,Bottentuit Júnior João Batista
Abstract
A rapidez das mudanças e das transformações do mundo globalizado nos trouxe como consequência a fragmentação do conhecimento bem como seu caráter de especialização, o que tem levado o campo da educação a refletir acerca do caráter técnico-científico-informacional do saber. Nesse contexto se dá surgimento da interdisciplinaridade como enfoque teórico-metodológico com objetivo de promover um novo “formato” de ensinar e aprender. Considerando tais aspectos, nesta pesquisa relatamos a experiência da criação de uma disciplina eletiva para o currículo da Instituição de Ensino Integral Centro Educa Mais Profª Margarida Pires Leal, que agrega saberes dos componentes Geografia e Matemática. A eletiva "Entendeu? Ou quer que eu desenhe?", pretendeu desenvolver um raciocínio lógico-matemático e uma consciência socioambiental empregando recursos de leitura e análise de mapas, gráficos e tabelas. A experiência possibilitou a discussão de temas centrais para a compreensão e o cuidado da sociedade, como degradação ambiental, urbanização e desenvolvimento econômico, sendo observado o progresso dos estudantes ao incorporarem valores e promoverem a conscientização sobre seu próprio aprendizado.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. ARTESOL. Associação das Rendeiras Bilro de Ouro. Disponível em: https://www.artesol.org.br/bilrodeouro. Acesso em: 10 abr. 2024.
2. BALESTRIN, R. Matemática: interação e tecnologia. Leya, 2018. v. 3.
3. BARTZIK, F; ZANDER, L. D. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, maio/ago., 2016.
4. BORGES, J. O. A; SANTOS, E. T. G. Disciplina eletiva e a aprendizagem significativa: um relato de experiência na Escola Plena de Confresa – MT. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 713-727, jul./dez. 2019.
5. BRASIL. Parecer CNE nº 15/98, aprovado em 1ºde junho de 1998. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília, 1998.