Author:
Dias Helida Karla dos Santos,De Souza Daniel Cerdeira,Ferreira Jarliane da Silva
Abstract
O objetivo deste estudo foi analisar a literatura publicada no formato de artigos científicos entre 2012-2023 sobre os fatores relacionados a evasão escolar na educação de jovens e adultos (EJA). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde 27 artigos, colhidos no Portal Periódicos Capes, foram analisados primeiramente via um instrumento construído pelos autores e posteriormente a partir da Análise de Conteúdo. Como resultados, foi possível construir quatro categorias: 1) O contexto do trabalho e renda; 2) Diferenças de gênero na evasão da EJA; 3) Problemas metodológicos e de aprendizagem; 4) Possíveis estratégias para permanência na EJA. Os resultados indicam a pobreza como um fator central para o abandono escolar na EJA, devido a urgência do trabalho para a subsistência. As diferenças de gênero influenciam em tal abandono, de maneira a vulnerabilizarem a trajetória escolar de mulheres por conta de demandas relacionadas ao cuidado com o outro. Quanto a escola e a forma como se ensina, foi possível perceber que existem diversos problemas metodológicos na EJA, que vão de encontro a alunos muitas vezes pouco motivados e cansados do trabalho. Por fim, algumas sugestões para a permanência na EJA foram elencadas, e envolvem a recriação do modelo com foco na inclusão e satisfação das necessidades educacionais do público de jovens e adultos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference45 articles.
1. ARROYO, M. Formar educadores e educadoras de jovens e adultos. In: SOARES, L. J. G. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte, 2006, p. 17-32.
2. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
3. BATALHA, R. V.; SILVA, C. C. da. Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos: Um olhar a patir do Colégio Estadual Normal Professor César Augusto Ceva em IPAMERI – GO. Revista Eletrônica Graduação/Pós-graduação em Educação UFG/REJ, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 01-23, 2018.
4. BORDIEU, P. A reproduçăo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
5. BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 de agosto de 2023.