Affiliation:
1. Faculdade Eduvale de Avaré, Avaré, São Paulo, Brasil
Abstract
Há um crescente aumento da demanda por alimentos, tornando necessário encontrar o equilíbrio entre conservação ambiental e produtividade. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi avaliar o nível de conhecimento dos produtores rurais sobre os SIPAs. O estudo foi realizado com 50 produtores rurais da região de Pratânia (SP) através da aplicação de questionário semiaberto. A maioria dos produtores (58%) aplicaria os sistemas de cultivo de consórcio, de sucessão e de rotação de culturas. Entretanto, muitos (94%) alegaram que nunca tiveram uma proposta de implantação do método SIPAs em suas propriedades, e também não realizariam a integração de sistemas produtivos agrícolas, pecuários e florestais (48%). Além disso, não recebem planejamento e execução de produção por um agropecuarista (70%). No entanto, concordam que é possível plantar dois tipos de cultura em uma mesma área (64%), e que os SIPAs podem trazer benefícios econômicos (34%), com algumas ressalvas. Menos da metade dos entrevistados disse ser pouco provável utilizar os SIPAs em suas propriedades (46%). A implantação do SIPAs ainda é baixa pelo desconhecimento, o que sugere maior atuação de conscientização e divulgação do método por parte da comunidade agropecuarista, sugerindo novas pesquisas acerca do tema.
Publisher
Universidade Estadual Paulista - Campus de Tupa
Reference49 articles.
1. AIDAR, H.; KLUTHCOUSKI, J. Evolução das atividades lavoureira e pecuária nos Cerrados. In: KLUTHCOUSKI, J.; STONE, L.F.; AIDAR, H. (Ed.). Integração lavoura-pecuária. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2003. p.25-58.
2. ANTÔNIO, J. Sistemas agroflorestais como estratégia de desenvolvimento rural em diferentes biomas brasileiros. Rev. Bras. de Agroecologia, v. 7, n. 2, p. 63–76, 2012.
3. ALVES, R. C. Suprimento de nitrogênio para culturas de verão pela aplicação antecipada de azevém pastejado por ovinos. 2015. 48 f. Dissertação (Mestre em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015.
4. AMARELLE, F. A., et al. Modelo de uma finca ganadera de producción diversificada modelo f a cattlefarmofdiversiifiedproduction.Zootecnia Tropical, v. 26, n. 3, p. 359-361, 2008.
5. ANDERSON, J. R. Risk in rural development: challengs for managers and policy makers. Agricultural systems, v. 75, n. 2, p. 161-197, 2003.