Territorialização do capital agroflorestal em municípios da região geográfica imediata de Açailândia, Maranhão, Brasil

Author:

Paz Diego Armando de Sousa,Moraes Ergson de Sousa,Oliveira Allison Bezerra

Abstract

O objetivo principal da pesquisa é compreender o processo de territorialização do capital agroflorestal sobre o uso da terra em municípios produtores de eucalipto na Região Geográfica Imediata de Açailândia. Metodologicamente, a pesquisa foi estruturada em duas etapas. A primeira etapa envolveu a busca por fundamentação teórica e dados secundários para a sistematização de gráficos. Para isso, foram utilizadas como fontes o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) e dados do Mapbiomas. A segunda etapa abrangeu o trabalho de campo, no qual foram visitadas fazendas de eucalipto e as comunidades próximas a essas fazendas. Os dados foram coletados por meio de acervo fotográfico. Os resultados implicam que, nas últimas décadas, foi constatada a influência direta do avanço do capital agroflorestal, fomentado pelo capital financeiro, com participação direta do Estado, na territorialização do eucalipto na Região Geográfica Imediata de Açailândia. Nesse sentido, essa territorialização, para atender as necessidades do capital agroflorestal, tem provocado uma intensa reestruturação produtiva. Em consonância a esse processo, têm ocorrido transformações significativas no uso da terra na região, sobretudo com a redução das áreas destinadas às produções tradicionais da região.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference35 articles.

1. ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

2. ANTUNES, R. As novas formas de acumulação de capital e as formas contemporâneas do estranhamento (alienação). Caderno CRH, Salvador, n. 37, p. 23-45, jul./dez. 2002.

3. BECKER, B. K. Significância contemporânea da fronteira: uma interpretação geopolítica a partir da Amazônia brasileira. In: AUBERTIN, C. (org.). Fronteiras. Brasília: Ed. da UnB; Paris: ORSTOM, 1988. p. 60-89.

4. BIAZUS, A.; HORA, A. B.; LEITE, B. G. P. Panorama de mercado: celulose. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 32, p. 311-370, set. 2010.

5. BICALHO, B. A terra como ativo financeiro: mecanismos, práticas e instrumentos. Tamoios, São Gonçalo, v. 18, n. 1, p. 96-116, jan./jun. 2022.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3