Author:
Silva Leandro Sebastian Pereira da,Américo Marcos
Abstract
A partir do início do período da pandemia de COVID-19, verificou-se um crescimento considerável na desinformação sobre temas importantes e sensíveis para a sociedade. As notícias falsas sempre estiveram presentes ao longo da história, mas desde o aparecimento do vírus SARS-Cov 2 e consequente isolamento social, acentuaram-se, potencializadas pelo ambiente digital e pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. De maneira concomitante, as investigações científicas, interessadas nessa temática, também apresentaram crescimento significativo em diversificadas linhas de pesquisa e áreas. Essa expansão demanda por estudos baseados em cienciometria, método estatístico de análise quantitativa, para apresentar o panorama do desenvolvimento da produção científica e acadêmica sobre fake news. Assim, esse trabalho tem o objetivo de mapear o avanço das pesquisas científicas sobre fake news e sua disseminação por meio de compartilhamentos digitais, através de um estudo cienciométrico. Verificando a relação dos algoritmos computacionais de Inteligência Artificial (IA) com a criação, publicação e propagação de fake news. O levantamento de dados foi realizado em 7 de março de 2024, com a busca de trabalhos científicos na base de dados Scopus, utilizando os termos: TITLE-ABS-KEY ("fake news"). Os resultados são apresentados com uma breve discussão e demonstrados através de gráficos que apontam um incremento sem precedentes nas publicações científicas sobre esse tema, com o início da pandemia de COVID-19 (SARS-Cov 2). Em 2016, o número de publicações relacionadas ao tema era de 11 artigos. Em 2019, ano das primeiras notícias sobre o surgimento do novo vírus e do seu potencial pandêmico, o número total de publicações relacionadas às fake news chegou a 958 artigos. No ano seguinte, ano em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) oficializou a abrangência pandêmica do vírus, esse número saltou para 1479, quando a população mundial se encontrava em isolamento social. Finalmente, em 2023, ano em que a OMS declara o fim da pandemia, o número de publicações atinge 2037 artigos. Esses indicadores evidenciam a importância do tema e a necessidade das investigações para o desenvolvimento científico.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference33 articles.
1. ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Qustão, Porto Alegre, v. 12, n.1, p. 11-32, jan./jun. 2006.
2. ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, [S.I.], v.31, n. 2, p. 211-36, 2017.
3. ARTIGO19. Defendendo a liberdade de expressão e informação. Relatório Global de Expressão 2019/2020. Disponível em:
4. Acesso em: 08/03/2024.
5. BAWDEN, D. Origins and concepts of digital literacy. New York: Peter Lang, 2008.