Author:
Ulhôa Cécile Guimarães,Brandstetter Maria Carolina Gomes de Oliveira,Mendes Leonardo Moraes Naves
Abstract
O objetivo da gestão de riscos é avaliar e monitorar o grau de incertezas de um projeto e, faz parte do seu escopo identificar, analisar, compreender, avaliar e tratar os riscos. A avaliação de riscos tem como um dos principais intuitos auxiliar o gestor do projeto na tomada de decisão, como por exemplo, na escolha das prioridades e do foco de controle em um determinado momento ou, na avaliação da probabilidade de se alcançar as metas planejadas. Além disso, de uma forma geral, as consequências do risco podem ser divididas em quatro grupos de problemas, que são relacionados a prazo, custo, qualidade e segurança. Este trabalho propõe a estruturação de uma avaliação de riscos de obras verticais por meio de um estudo de caso. Esta avaliação indicou o nível de risco de cada atividade do caminho crítico do cronograma com a geração de um Índice de Criticidade de Risco de Atraso (ICRA) e permitiu gerar a probabilidade global de término da obra, estimada por meio da Simulação de Monte Carlo utilizando o software @RISK Industrial. Os resultados da avaliação de risco permitiram inferências e recomendações para aprimorar o processo de gestão de riscos na empresa. As conclusões indicam a importância do caráter prático do modelo proposto, sugerindo que indicadores já levantados pela empresa sejam utilizados, sendo que os resultados podem ser atualizados conforme a retroalimentação do modelo durante a execução do projeto. O índice de criticidade de risco auxilia o gestor da obra a priorizar o controle das atividades com o maior risco de atraso e, as simulações contribuem para comunicar o resultado probabilístico dos riscos relacionados ao atraso de obras, permitindo tomadas de decisões mais eficazes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference53 articles.
1. AHMADI, P. F; ARASHPOUR, M. An Analysis of 4D-BIM Construction Planning: Advantages, Risks and Challenges. In: 37th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON AUTOMATION AND ROBOTICS IN CONSTRUCTION, 2020, Kitakyushu, Japan. Proceedings… Kitakyushu: International Symposium on Automation and Robotics in Construction, 2020. p 163-170.
2. ALMEIDA, E. L. G.; et al. Study of delays in constructions: a managerial point of view of private companies in Brasilia, Brazil. Gestão & Produção, v. 28, n. 3, 2021.
3. AL-JANABI, A. M.; ABDEL-MONEM, M. S.; EL-DASH, K. M. Factors causing rework and their impact on projects’ performance in egyp. Journal of Civil Engineering and Management, v. 26, n. 7, p. 666-689, 2020.
4. ANDIYAN, R. M. P.; REMBULAN, G. D.; TANNADY, H. Construction Project Evaluation Using CPM-Crashing, CPM-PERT and CCPM for Minimize Project Delays. In: Journal of Physics: Conference Series, 2021, Kuala Lumpur, Malaysia. Proceedings…v. 1933, p. 1-7.
5. ANSAH, Richard Hannis; SOROOSHIAN, Shahryar. 4P delays in project management. Engineering, Construction and Architectural Management, v. 25, n. 1, p. 62-76, 2018.