Author:
Guimarães Renan Sota,Freire Leila Inês Follmann,Da Silva Josie Agatha Parrilha
Abstract
Coração em Chagas é uma obra teatral que explora a vida do renomado cientista brasileiro Carlos Chagas, médico responsável pela descoberta da doença de Chagas, uma das enfermidades tropicais mais significativas da América Latina. A peça apresenta o contexto social e histórico em que Chagas viveu, destacando sua dedicação à pesquisa científica. Por ser uma dramaturgia centrada na Ciência, é classificada como teatro científico, promovendo o diálogo entre a ciência e a arte, onde o conhecimento científico é o elemento central da trama. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar e categorizar a peça teatral "Coração em Chagas" a partir dos temas destacados no seu roteiro. Inicialmente, procedeu-se à leitura completa da dramaturgia, seguida pela tabulação dos dados em duas planilhas: uma destinada aos temas abordados e outra para o resumo das cenas. Os dados apontam que a vida e contribuições de Carlos Chagas é o tema que surge com maior enfoque na dramaturgia, a partir dessa temática central, desenvolvemos três categorias analíticas, a saber: A Vida de Carlos Chagas, as Contribuições de Carlos Chagas para a Ciência e suas Contribuições para a Sociedade e Educação.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference7 articles.
1. GUIMARÃES, R. S. As contribuições do teatro científico para a divulgação científica mediante a abordagem do tema Lua. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. Disponível em: https://tede2.
2. uepg.br/jspui/handle/prefix/3836. Acesso em: 05 jan. 2024.
3. GUIMARÃES, R. S.; FREIRE, L. I. F. Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena. ACTIO, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 1-19, maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14525/8508. Acesso em: 10 jan. 2024.
4. MOREIRA, L. M.; MARANDINO, M. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 2, p. 511-523, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/
5. YyB6W5VrMT4qMfG9YGryXrB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 jan. 2024.