Author:
Nascimento Maria Rayanne Silva do,Lima Madyanne Kelly Silva de,Figueredo Vinícius Alves de,Barros José Diogo,Sampaio Ariádne Gomes Patrício,Oliveira Maryldes Lucena Bezerra de
Abstract
Introdução: Durante a formação acadêmica, a prática da pesquisa científica é considerada um fator contribuinte para o aprimoramento do aprendizado na vida do discente, servindo como fonte de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico. Objetivo Analisar os desafios e perspectivas de acadêmicos de enfermagem sobre a prática da pesquisa no ensino superior. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, realizado em um Centro Universitário de Juazeiro do Norte, com 22 alunos do curso de graduação de Enfermagem. A coleta de dados feita através de uma entrevista semi estruturada e a análise dos resultados utilizou-se a Análise Temática, proposta por Minayo. Resultados: Emergiram três categorias, todas elencando a importância da atividade da pesquisa na universidade e sua influência na prática profissional, porém falhas no incentivo à produção cientifica durante o curso de graduação de Enfermagem. Evidencia-se como principais influencias para a prática da pesquisa o desenvolvimento do pensamento crítico, a melhora da comunicação e escrita e a construção de um bom currículo. No âmbito das principais dificuldades, os participantes mencionaram a abordagem da disciplina de produção cientifica e a pouca relação de alguns professores com a pesquisa. O incentivo mais evidente para as atividades de pesquisa está o interesse individual dos discentes. Conclusão: O estudo demonstra que a pesquisa científica, se caracteriza como componente importante da formação acadêmica, representando o amadurecimento do conhecimento através da busca sistemática por soluções, respostas ou aprofundamento dos estudos. Porém, há necessidade de fortalecer a interação entre pesquisa e ensino dentro das universidades.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference27 articles.
1. AMORIM, Rosendo de freitas; DAMASCENO, Lívia Ximenes; GONÇALVES MATOS, Liliane. Pesquisa científica: qual o papel do professor de direito no estímulo da pesquisa do discente?. Quaestio Iuris (QI), v. 12, n. 2, 2019.
2. ARAÚJO, Tânia Maria de; PINHO, Paloma de Sousa; MASSON, Maria Lucia Vaz. Trabalho e saúde de professoras e professores no Brasil: reflexões sobre trajetórias das investigações, avanços e desafios. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. e00087318, 2019.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União. Acesso em 12 outubro de 2023.
4. CORRÊA, Adriana Katia et al. O perfil do aluno ingressante em um curso de bacharelado e licenciatura em enfermagem de uma instituição de ensino superior pública. Educação em Revista, v. 34, p. e185913, 2018
5. COUTINHO, Renato Xavier; FOLMER, Vanderlei; PUNTEL, Robson Luiz. Aproximando universidade e escola por meio do uso da produção acadêmica na sala de aula. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, p. 765-783, 2018.