Author:
Morsoleto Felipe Misael da Silva,Werneck Pedro Rondon,Macedo Humberto Rodrigues,Silva Antonio Francisco Campanha da,Feiden Aldi
Abstract
O planejamento sustentável do uso dos recursos hídricos utilizando geotecnologias com imagens geradas por softwares livres, como o Google Earth, e transformadas em mapas, com o uso do Sistema de Informações Geográficas – QGIS, favorece o planejamento e o uso sustentável dos recursos hídricos. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a geomorfologia da microbacia hidrográfica do rio Toledo, no oeste do Paraná, caracterizar o uso e ocupação do solo e das águas, e localizar e quantificar os viveiros escavados, como ferramenta para planejar a expansão da piscicultura de forma ordenada. Os resultados mostraram que a microbacia possui relevo relativamente plano, pouca declividade, sem muitas variações altimétricas, com mínimo de 430 e máximo de 690 metros). A microbacia possui uma área de 92,98km2 com perímetro de 71,58 km. O curso principal possui extensão de 31,20 km e a declividade média de 6,41 metros e apresenta baixo riscos de enchentes e enxurradas. As características físicas da microbacia são propicias a prática aquícola devido à presença massiva de Latossolo vermelho. Foram localizados, mapeados e classificados 97 viveiros escavados, sendo a maioria de pequeno porte (87,6%). Este arranjo dos viveiros é caracterizado pela exploração por pequenas propriedades rurais. Verifica-se que o uso das geotecnologias é uma ferramenta importante para planejar o uso racional dos recursos hídricos, pois proporciona o conhecimento do real potencial, e da situação ambiental das microbacias hidrográficas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference42 articles.
1. ACCORSI, O. J.; LIMA, E. F. P.; ALCOFORADO, L. F.; LONGO, O. C. Estudo do comportamento da cota mínima do rio Acre nos últimos 43 anos e as consequências para o assoreamento futuro do rio. Geociências, v. 36, n 2, p. 315 - 324, 2017. https://doi.org/10.5016/geociencias.v36i2.10882
2. ANJINHO, P. da S.; BARBOSA, M. A. G. A.; COSTA, C. W.; MAUAD, F. F. Environmental fragility analysis in reservoir drainage basin land use planning: a brazilian basin case study. Land Use Policy, [S.L.], v. 100, p. 104946-11, 2021. http://dx.doi.org/10.1016/j.landusepol.2020.104946.
3. ANTAQ. Plano Nacional de Integração Hidroviária - Desenvolvimento de Estudos e Análises das Hidrovias Brasileiras e suas Instalações Portuárias com Implantação de Base de Dados Georreferenciada e Sistema de Informações Geográficas. 2013.
4. BERTONI, J.; LOMBARDI-NETO, F. Fatores que influem na erosão. Conservação do solo, 3, 45-67. 1993.
5. CARDOSO, L. M. Desempenho produtivo e sustentabilidade ambiental na criação de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em diferentes sistemas de produção. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2018.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献