Author:
Souza Clarice Silva de,Mota Filho Ewandro de Faria,Guassani Rebeka Mendes,Amaro Ryanna dos Santos,Coêlho Prisca Dara Lunieres Pêgas,Paiva Sara Nogueira Sampaio,Figueiredo Silvana Nunes,Santos Enock Barroso dos
Abstract
Introdução: Controlar a diabetes mellitus exige uma combinação de medidas, incluindo modificações na alimentação, a prática regular de exercícios e, em alguns casos, a administração de antiglicêmicos dos quais necessitam de autocuidado para que seja feito de forma segura. Objetivo: Descrever os principais cuidados tomados pelos pacientes vinculados ao programa hiperdia na autoadministração de antiglicêmicos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, realizada em um distrito pertencente a um município do interior do Amazonas, tendo como participantes pacientes vinculados a UBS através do programa hiperdia, que realizam a autoadministração de antiglicemicos para tratamento de diabetes mellitus. Os dados foram colhidos através de entrevistas e a análise realizada através da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Foram realizadas cinco entrevistas com participantes de sexo distintos e diferentes unidades de saúde. A maioria dos participantes eram casados, moram com familiares, período de tratamento de 3 anos a 12 anos. Das falas emergiram cinco categorias que descrevem a dificuldade em autoadministrar o medicamento e interpretar o exame glicêmico, mudança na posologia realizada pelo paciente e as principais orientações profissionais. Conclusão: Os cuidados na autoadministração de antiglicêmicos entre pacientes diabéticos enfrentam desafios como falta de habilidade técnica e confiança na administração do medicamento, dependência de terceiros para administração e falhas no tratamento evidenciando a necessidade de intervenções mais precisas junto ao paciente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference34 articles.
1. AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. 2. Classification and diagnosis of diabetes: standards of medical care in diabetes—2018. Diabetes care, v. 41, n.1, p. S13-S27, 2018.
2. AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Standards of medical care for patients with diabetes mellitus. Diabetes care, v. 25, n. 1, p. s33-s49, 2001.
3. ARAUJO, Márcio Flávio Moura de et al. Cumprimento da terapia com antidiabéticos orais em usuários da atenção primária. Texto & Contexto - Enfermagem. v. 20, n. 1, 2011.
4. ARRELIAS, C.C.A; FARIA, H.T.G; TEIXEIRA, C.R.S. Adherence to diabetes mellitus treatment and sociodemographic clinical and metabolic control variables. Acta Paul Enferm. 2015.
5. ARRUDA GO, SCHMIDT DB, MARCON SS. Internações por diabetes mellitus e a Estratégia Saúde da Família, Paraná, Brasil, 2000 a 2012. Ciênc Saúde Colet, v.23, p.543-52, 2017.