Author:
Simon Everton Luiz,Ploia Hosana Hoelz
Abstract
O presente texto através da relação entre memória, educação e alimentação busca compreender os saberes populares relacionados ao trabalho realizado na produção de alimentos e na preservação da culinária regional na região do Vale do Rio Pardo/RS. A partir da compreensão de saberes, transmitidos pela Educação Popular em espaços não escolares, busca-se interpretar os significados e influências sociais envolvidos nas práticas alimentares regionais, nessa ligação entre Educação e Trabalho, que compõe a(s) identidade(s) dos territórios enquanto espaços no tempo histórico-regional. Busca-se, também, identificar o que as narrativas sobre o saber-fazer a comida comunicam a respeito dos hábitos de cultivo, beneficiamento, produção e consumo de alimentos. A metodologia é de natureza qualitativa e se pauta na técnica da observação participante com o apoio de diário de campo, e na realização de entrevistas semiestruturadas para a compreensão e reflexão sobre as características da organização do trabalho no meio rural e a diversidade de saberes que são desenvolvidos na preparação de alimentos e comidas. Os resultados da pesquisa, através do conhecimento e reconhecimento dos saberes populares invisibilizados, assim como quanto às práticas e tradições sobre a produção de alimentos desenvolvidas na região, possibilitam a compreensão e valorização destes como representantes de seu patrimônio cultural imaterial, bem como referências para o desenvolvimento regional, viabilizado pela memória.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference28 articles.
1. ABREU, Regina. Quando o campo é o patrimônio: notas sobre a participação de antropólogos nas questões do patrimônio. Sociedade e cultura, v. 8, n. 2, jul./dez., p. 37-52, 2005.
2. AMON, Denise; MENASCHE, Renata. Comida como narrativa da memória social. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 13-21, jan/jun. 2008.
3. ANDREOLA, Balduino. Mundo. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p. 566-568.
4. BRANDÃO, C.R. Educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1984.
5. CANDAU, Joël. Memórias e amnésias coletivas. In: CANDAU, Joël. Antropologia da memória. Lisboa: INSTITUTO PIAGET, 2005.