Author:
Oliveira Denise Mary Costa de
Abstract
No Brasil, inúmeros estudos realizados com o objetivo de conhecer os determinantes do sucesso ou insucesso da amamentação revelaram que as mulheres justificaram a introdução de complementos do leite materno por meio de falas muito comuns, tais como: "meu leite é pouco", "meu leite secou" e "a criança não quis o peito". Porém, os índices de hipogalactia primária não ultrapassam 1,5% da população, e já foi comprovado que as nutrizes, do ponto de vista fisiológico, conseguem produzir quantidades adequadas de leite materno para assegurar um crescimento adequado para as crianças, porém acredita-se que falta conhecimentos específicos sobre como funciona a produção de leite. O objetivo deste estudo é demonstrar e disseminar um método criada para melhora da produção de leite materno, nomeada como Improving Milk Production (I.M.P.). Como metodologia trata-se de um estudo de caso e pode ser classificado como exploratório e descritivo. O método utilizado foi o qualitativo, com o uso de análise documental. Como resultados foi aplicado a técnica I.M.P. com diversas pacientes as quais apresentaram ótimos resultados e aumento significativo no aumento da produção de leite. Por esse estudo é possível concluir que, a produção de leite materno pode ser otimizada por meio de uma combinação de intervenções nutricionais, comportamentais e de suporte técnico.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. ALENCAR, Ana Paula et al. Principais causas do desmame precoce em uma estratégia de saúde da família. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, v. 6, n. 2, p. 65-76, 2017.
2. ANDERSON, Philip O.; VALDES, Veronica. A critical review of pharmaceutical galactagogues. Breastfeeding Medicine, v. 2, n. 4, p. 229-242, 2007.
3. ARAUJO, Marcelle Campos et al. Efeito de diferentes técnicas de extração do leite materno de mães de recém-nascidos pré-termo na composição de macronutrientes. 2023. Tese de Doutorado.
4. BORGES, Ana Luiza Vilela; PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Opinião de mulheres de uma unidade de saúde da família sobre a quantidade de leite materno produzido. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, p. 287-292, 2003.
5. CHAVES, Roberto Gomes et al. Uso de galactagogos na prática clínica para o manejo do aleitamento materno. Rev Med Minas Gerais, v. 18, n. 4 Supl 1, p. S146-S153, 2008.