Abstract
A desinformação tem sido objeto de investigação por parte de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como Ciência da Computação, Psicologia, Ciência da Informação, Direito, Educação, Sociologia e Comunicação, dentre outras. Caracteriza-se por vir quase sempre acompanhada de outros fenômenos informacionais que ganharam notoriedade nos últimos anos como a pós-verdade, discursos de ódio e as bolhas de desinformação. Na tentativa de ampliar a compreensão acerca de tal fenômeno informacional complexo quanto à proporção que os seus impactos sobre a sociedade têm tomado é que se investiga aqui a contribuição da teoria crítica para o estudo das bolhas de desinformação. Alinhado a essa problemática, a pesquisa tem como objetivo geral: discutir a teoria crítica como alternativa de abordagem ao fenômeno das bolhas de desinformação. Por sua vez, adota como objetivos específicos: 1) analisar as contribuições proporcionadas pela teoria crítica para a compreensão dos problemas da sociedade; 2) relacionar os conceitos de regime de informação e teoria crítica da informação; e, por fim, 3) explicitar a importância da competência crítica em informação para o entendimento do fenômeno das bolhas de desinformação. Por sua natureza filosófico-histórica, empírica e interdisciplinar vislumbra-se o quanto essa teoria pode contribuir para o esclarecimento de tais fenômenos informacionais. Nesse sentido, o presente artigo adota como delineamento metodológico a pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, e exploratória do ponto de vista dos objetivos. A partir dos aportes teóricos proporcionados pela teoria crítica, de bases frankfurtiana e marxista, acredita-se que é possível ampliar a compreensão acerca das bolhas de desinformação, seu funcionamento, seus efeitos e como a sociedade pode lidar com esse fenômeno informacional.
Publisher
Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe
Reference26 articles.
1. Bezerra, A. C. (2019). Teoria Crítica da Informação: Proposta teórico-metodológica de integração entre os conceitos de regime de informação e competência crítica em informação. In M. Misse, A. Cabral, R. Musse & C. Buarque (Eds.), IKritika: Estudos críticos em informação (pp.15-72). Garamond.
2. Burke, J. (2022, Maio 14). Secret British ‘black propaganda’ campaign targeted cold war enemies. The Guardian. https://www.theguardian.com/world/2022/may/14/secret-british-black-propaganda-campaign-targeted-cold-war-enemies-information-research-department.
3. Cardoso, A. C. (2016). Fortaleza, 2016 ou O que é Teoria Crítica? Kalagatos, 13(27), pp.55-66. https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6223/5008.
4. Carro, R. (2022). Digital News Report Brazil. Reuters Institute for the Study of Journalism (University Oxford). https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2022-06/Digital_News-Report_2022.pdf.
5. Chauí, M. (2008). O que é Ideologia. São Paulo: Brasiliense.