Abstract
A Síndrome de Cushing é uma condição endócrina rara e complexa, caracterizada pelo aumento crônico dos níveis de cortisol no organismo, que pode resultar em uma variedade de sintomas físicos e metabólicos significativos. Objetivo: Este estudo visa explorar avanços e descobertas recentes no diagnóstico e tratamento da Síndrome de Cushing. Métodos: Realizou-se uma revisão bibliográfica dos últimos 15 anos, incluindo estudos originais e revisões, com critérios de inclusão específicos para abordar sobre a Síndrome de Cushing. Resultados e Discussão: A etiologia da Síndrome de Cushing é multifacetada, refletindo a complexidade dessa condição endócrina. Os métodos diagnósticos padrão para a Síndrome de Cushing incluem testes laboratoriais para avaliar os níveis de cortisol e ACTH no sangue, urina e saliva, bem como exames de imagem para localizar a fonte da hiperprodução hormonal. As opções terapêuticas para a Síndrome de Cushing, conforme evidenciado na revisão dos estudos atuais, apresentam uma ampla gama de abordagens, incluindo cirurgia, terapia medicamentosa e radioterapia Conclusão: A revisão enfatiza a importância da educação e conscientização sobre a Síndrome de Cushing entre profissionais de saúde, pacientes e cuidadores, a fim de facilitar o diagnóstico precoce, o acesso ao tratamento adequado e o apoio emocional necessário.
Reference21 articles.
1. ALVES, Marta; NEVES, Celestino; MEDINA, J. Luís. Diagnóstico laboratorial de síndrome de Cushing. Acta Médica Portuguesa, v. 23, n. 1, p. 63-76, 2010.
2. CAI, Yunjia et al. Mechanism, diagnosis, and treatment of cyclic Cushing’s syndrome: A review. Biomedicine & Pharmacotherapy, v. 153, p. 113301, 2022.
3. CASTINETTI, Frederic. Pharmacological Treatment of Cushing's Syndrome. Archives of Medical Research, p. 102908, 2023.
4. CRESPO, Letícia Rodrigues et al. Síndrome de Cushing: uma revisão narrativa. Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos, v. 16, n. 1, p. 74-78, 2021.
5. DAMASCENO, Sergio Augusto Nader et al. Síndrome de Cushing: Revisao Integrativa. Revista De Saúde, v. 10, n. 2, p. 76-81, 2019.