Abstract
O presente artigo analisa a relação entre a família e a escola no ensino-aprendizagem das crianças, numa perspectiva de cooperação e interação entre a educação escolar e a familiar, pela necessidade de a família interagir mais com a escola complementando-a, cobrindo lacunas para atender tarefas por esta indigitada. O tema versa a análise de uma realidade da sistémica educacional, cuja abordagem resulta do conhecimento e avaliação do sistema de educação angolano, com pesquisa dos conceitos, problemática, e seu entendimento. A investigação se baseia num paradigma interpretativo-qualitativo, com exploração bibliográfica e oral, tendo como referências de consulta especialistas que suportam a doutrina, assumindo que a envolvência por complementaridade e acompanhamento do que faz a escola e a família tornou-se prática diária, havendo necessidade das instituições se relacionarem. O artigo objectiva a análise do processo de ensino-aprendizagem, considerando teorias da influência da relação família-escola. Os resultados demonstram a fraca relação, impactante no aluno.
Reference44 articles.
1. AFONSO, N.; COSTA, E. Avaliação externa das escolas: um instrumento de regulação baseado no conhecimento. [S. l.]: FV Editora, 2011. p. 142- 201.
2. ANGOLA. Código Civil. 10 ed. Angola: Plural Editores, 2019.
3. BARROS, C. S. G. Pontos da Psicologia Escolar. 5. ed. São Paulo: Ática, 1998.
4. CARVALHO, P. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família- escola. Revista Brasileira de Educação, 2012.
5. CARVALHO, P. Evolução e crescimento do ensino superior em Angola [Texto integral]. Evolution and growth of higher education. In: Revista Angolana de Sociologia (RAS), n. 9, 2012.