Abstract
Introdução/Objetivo: Este artigo trata sobre os fatores promotores de satisfação dos coordenadores, dos cursos do terceiro ciclo da pós-graduação portuguesa, programas de doutoramento, na área da Educação, em quatro universidades públicas portuguesas, tendo em vista as exigências legais, o contexto contemporâneo europeu e as práticas regulatórias vigentes. Metodologia/Resultados: O estudo de abordagem quali-quantitativa, com revisão bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo, sinalizou os seguintes resultados: que o nível de satisfação moderada, elevada, ou ausência dela, expressam relação com três grandes dimensões: desafios contextuais (pandemia do COVID 19, uso de tecnologia e pressão vivida frente à globalização econômica), interesses e valores pessoais e da equipe docente, e, influências políticas (Institucionais, Governamentais e Europeia). Conclusão: O estudo reforça que a Universidade, como espaço legítimo de produção de conhecimento para transformação social, não pode se eximir da sua função legítima de uma sociedade com igualdade e equidade, contrabalançando os efeitos da atual hegemonia econômica global.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference40 articles.
1. Local Meanings, Global Schooling
2. Governação e Espaço Europeu de Educação: Regulação da educação e visões para o projecto ‘Europa’
3. ANTUNES, Fátima. A nova ordem educacional: espaço europeu de educação e aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: Edições Almedina, 2006b.ISBN 9724035476
4. BALL, Stephen. Directrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo Sem Fronteiras, Vol. 1, nº 2, p. 99-116. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em 05/10/2021.
5. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. ISBN 9724415066.