Abstract
Neste artigo, pretendemos apresentar uma abordagem textual-discursiva das fake news, postulando que elas são práticas comunicativas estruturadas por meio de uma produção textual em larga escala, produção essa concebida no/ e incorporada tanto ao campo jornalístico quanto ao campo político. Ao mesmo tempo em que exploram as características textuais-discursivas da produção simbólica desses campos, as fake news contribuem para a sua deterioração, ao construírem a suspeição sobre a legitimidade das instituições em geral, dos agentes do Estado e, no caso do Brasil, também sobre os procedimentos eleitorais e sanitários. Ao mesmo tempo em que buscam a deterioração especialmente dos campos jornalístico e político, os atores sociais responsáveis por essa produção textual massiva também buscam estabelecer a inserção e a legitimação de novos atores e de outras trajetórias nesses campos, especialmente por meio da desintermediação, instaurando um ambiente de disputa de “vida ou morte” no espaço social, disputa esta que parece estar em seu ápice no Brasil. Nesse sentido, a produção textual massiva constitui-se como um importante instrumento tanto para manter esse ambiente de disputa quanto também para dar continuidade aos processos de inserção e de legitimação/ deslegitimação dos diversos atores nos/dos diversos campos sociais.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference56 articles.
1. ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n.2, p. 211-236, 2017.
2. ANTOS, Gerd. Textos: Modelos da Produção de conhecimento. Revista da ABRALIN, v. 14, n. 3, p. 25-51, 2015.
3. ATHAYDES, Andréia Silveira; ÁLVAREZ-NOBELL, Alejandro; SADI, Gabriel. Fake news y relaciones públicas en América Latina. InMediaciones de la Comunicación, v. 15, n. 1, p. 25-40, 2020.
4. BALEM, Isadora Forgiarini. O impacto das fakenews e o fomento dos discursos de ódio na sociedade em rede: a contribuição da liberdade de expressão na consolidação democrática. In: BLOOD, Renata Luciane Polsaque Young (Org.). Fenômenos Sociais e Direito 2. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, p. 83-95.
5. BASTOS, Pedro Paulo Zahluth. Ascensão e crise do governo Dilma Rousseff e o golpe de 2016: poder estrutural, contradição e ideologia. Revista de Economia Contemporânea, v. 21, n. 2, p. 1-63, 2017.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献