Abstract
Este artigo busca apresentar as contribuições do uso do MAPES (Sistema para o Mapeamento Estrutural de Analogias e Modelos) para pesquisas sobre analogias. Assim, buscou-se compreender as ideias, percepções e opiniões de professores pesquisadores acerca da construção dos mapeamentos por intermédio dessa ferramenta digital que foi concebida a partir da Teoria do Mapeamento de Estruturas de Gentner e dos padrões de codificação de correspondências mapeadas ou mapeáveis em uma analogia sugeridos por AUTOR C. Os dados levantados permitiram identificar, na visão dos participantes, diversas contribuições da ferramenta para o campo de estudos das analogias.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference19 articles.
1. BARBOSA, Wilbert Viana. Análise da sistematicidade de analogias em contextos de ensino e de pesquisa na educação em ciências. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
2. BARBOSA, Wilbert Viana; FERRY, Alexandre da Silva. Concepção de um software para mapeamento estrutural de analogias empregadas no ensino de ciências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 4, n. 08, p. 224-243, nov. 2018. Edição Especial. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/580 .
3. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de L. A. Rego e A. Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
4. BIERMAN, Gavin; ABADI, Martín; TORGERSEN, Mads. Understanding typescript. In: European Conference on Object-Oriented Programming. Berlin, Heidelberg: Springer, 2014. p. 257-281.
5. FALKEHAINER, Brian; FORBUS, Kenneth D.; GENTNER, Dedre. The structure-mapping engine: algorithm and examples. Artificial Intelligence, v. 41, p. 1-63, 1989.