Abstract
A presente pesquisa tem a finalidade de abordar o tema sobre a repercussão do estresse no sistema do músculo esquelético, e estudar a influência do estresse sobre o sistema músculo esquelético. A massoterapia é um dos recursos humanos utilizados para obter efeitos terapêuticos desde os primórdios da humanidade e nos dias atuais reconhecida entre os profissionais da Saúde como um excelente recurso eficaz no tratamento do estresse. O objetivo do estudo foi descrever o mecanismo de liberação do hormônio cortisol mediante a exposição a fatores estressores, foram discutidos os mecanismos de resposta às fases em que o organismo passa ao receber o estímulo desencadeador do estresse, os danos causados aos diversos sistemas do organismo. A metodologia do estudo consistiu de uma revisão bibliográfica da literatura. Realizou-se uma busca de artigos científicos, em português ou inglês e indexados nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (Medline), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico.
Publisher
Centro de Estudos Interdisciplinares
Reference37 articles.
1. ALHEIRA, F. V.; BRASIL, M. A. A. O papel dos glicocorticoides na expressão dos sintomas de humor – uma revisão. Rev. Psiquiatra. v. 27, n. 2, p. 177-186. 2005.
2. BATISTA, K. M.; BIANCHI, E. R. Estresse do enfermeiro em unidade de emergência. Rev. Latino-am Enfermagem. v. 14, n. 4, p. 534-539. 2006.
3. BAUER, Moisés Evandro Bauer. Estresse como ele abala as defesas do corpo. Instituto de Pesquisas Biomédicas e Faculdade de Biociências, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2 0. Ciência Hoje, v. 30, n. 179. 2002.
4. CASTRO, M.; MOREIRA, C. A. Análise Crítica do Cortisol Salivar na Avaliação do Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal. Arq Bras Endocrinol Metab. v. 47, n. 4, p. 358-367. 2003.
5. CASSAR, M. P. Manual De Massagem Terapêutica Barueri, São Paulo, Manole, 2001.