Abstract
O presente artigo apresenta uma análise das comemorações dos 200 anos da cidade de Ponta Grossa-PR em consonância com o conceito de democracia cultural. O método utilizado foi o hipotético-dedutivo com pesquisa bibliográfica, histórica e documental. Avaliou-se que a Prefeitura Municipal promoveu diversos eventos festivos para o bicentenário durante todo ano, buscando contemplar públicos e atender demandas. Entretanto, observou-se que esses eventos, em sua maioria, não conseguiram favorecer de maneira ampla a população conforme os elementos do conceito de democracia cultural. Conclui-se que existe a hierarquização das decisões culturais que, por vezes, acredita estar beneficiando os cidadãos, mas exclui os periféricos, não oportunizando suas expressões ou interesses. A descentralização também não ocorre de maneira satisfatória, pois o poder público centra suas ações em um acesso universal por meio da ressalva econômica, enquanto o ponto crucial é o simbólico.
Publisher
Centro de Estudos Interdisciplinares
Reference59 articles.
1. A REDE. ‘Dia do Trabalhador’ terá grande festa e shows gratuitos em PG. A Rede. 2023. Disponível em: https://arede.info/ponta-grossa/466226/dia-do-trabalhador-tera-grande-festa-e-shows-gratuitos-em-pg?d=1 Acesso em 8 set 2023.
2. A REDE. Banda Ira! realiza show em PG nesta sexta-feira. A Rede. 2023. Disponível em: https://arede.info/mix/469844/banda-ira-realiza-show-em-pg-nesta-sexta-feira?d=1 Acesso em 9 set 2023.
3. BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. 2ª ed. Porto Alegre: Zouk. 2007.
4. BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. SÃO PAULO EM PERSPECTIVA, 15(2), p. 73-83, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/cf96yZJdTvZbrz8pbDQnDqk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 set 2023
5. BRASIL. Constituição (1988); Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.