Abstract
Partindo da análise das séries de pacientes matriculadas no INCa, no período de 1960 a 1970, portadoras de câncer primário da vagina, o autor tece considerações sobre os critérios usados para caracterizar este tipo de neoplasia. Analisa a incidência, a patogênese e a patologia desses tumores, comparando os seus achados com as séries publicadas na literatura especializada. Comenta a seguir os sintomas, o exame físico e o diagnóstico, transcrevendo igualmente os dois tipos de estadiamento clínico da (FIGO) e da UICC. No que diz respeito ao tratamento, detem-se em considerações sobre os fatores que intervém no planejamento terapêutico, analisando as indicações de cirurgia, de radiumterapia e quimioterapia. Concluindo, transcreve nas séries do INCa os estadiamentos, a sobrevida e os tratamentos a que foram submetidas as pacientes naquela Instituição.
Publisher
Revista Brasileira De Cancerologia (RBC)
Reference9 articles.
1. H.L. KOTTMEIER; The 15 thereport of results of treatment in Carcinoma of the Uterus Vagina and Ovary - 1974.
2. RUTLEDGE F.N.: Vag, in Cancer Medicine, edited by James F. Holiand and Emil Frei lll, Philadelphia, Lea & Febiger — 1973.
3. HUSS; Editorial J. A.M.A 218: 1564, 1971.
4. HERBST, A.L. ULFELDER, H. and POSKANZER, P.C.: Adenocarcinoma of the Vagina Association of Maternal Stilbes — Trol Therapy with Tumor Appearance in Young Women. New Eng. J. Med, 284: 878-881, 1971.
5. LAUFE AND BERNSTEIN: Melanoma of Vagina - OBST & Gynec 37: 148- 1970.