Jardins de chuva para mitigação dos alagamentos urbanos: análise de um projeto piloto

Author:

Barros Edenia NascimentoORCID,Cabral Jaime Joaquim da Silva PereiraORCID,Palechor Erwin Ulises LopezORCID,Tavares Paulo Roberto LacerdaORCID,Menezes Lucas Amorim AmaralORCID,Silva Junior Marcos Antonio BarbosaORCID

Abstract

Os impactos negativos ao meio ambiente decorrentes da urbanização acelerada são cada vez mais severos, inclusive as inundações urbanas. A busca por alternativas de desenvolvimento sustentável reforçam a importância da redução das áreas impermeáveis e os sistemas de biorretenção surgem como dispositivos eficazes na redução dos volumes de escoamento e minimização das inundações. Dentre os dispositivos, os jardins de chuva funcionam com retenção das águas pluviais e infiltração. Eles constituem-se como elementos da paisagem urbana e beneficiam a saúde humana por tornar locais mais agradáveis e melhorar o conforto térmico local. Este estudo objetivou apresentar um projeto piloto e a execução de um jardim de chuva na cidade de Recife-PE, com avaliação da sua eficiência hidráulica. Optou-se também por utilizar um material reciclado de resíduos da construção civil, tornando o dispositivo de drenagem ainda mais sustentável. A metodologia consistiu em caracterização do local de instalação, determinação da chuva de projeto, escolha da geometria do jardim e da cobertura vegetal, determinação do volume útil necessário, execução e simulação dos eventos de chuva. Foi verificado que a camada permeável de solo encontrava-se na profundidade de 1,25 m, a partir dos ensaios de infiltração com anel simples e foi dimensionada a camada núcleo do jardim com 90 cm de espessura. Nas simulações, o dispositivo apresentou-se eficiente para a chuva mais crítica de 156,63 mm/h, sem atingir a máxima capacidade de utilização do jardim. O dispositivo se mostrou eficiente enquanto potencial mitigador de pico de vazão de chuva e redução das inundações urbanas.

Publisher

Revista Brasileira de Geografia Fisica

Reference30 articles.

1. ABNT NBR 6457. Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2016. NBR 6457: Amostra de solo - Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização. Rio de Janeiro.

2. ABNT NBR 6459. Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2016. NBR 6459: Solo – Determinação do Limite de Liquidez. Rio de Janeiro.

3. ABNT NBR 7180. Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2016. NBR 7180: Solo – Determinação do Limite de Plasticidade. Rio de Janeiro.

4. ABNT NBR 7181. Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2016. NBR 7181: Solo - Análise Granulométrica. Rio de Janeiro.

5. Cabral, J. J. S. P., Alencar, A. V, 2005. Gestão do território e manejo integrado das águas urbanas. Recife e a convivência com as águas. Cooperação Brasil–Itália em saneamento ambiental, Ed. Gráfica Brasil: p.111-130.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3