Author:
Grossklaus Simone Terezinha,Lubyi Aline,Da Silva Diovana Aparecida Carvalho,De Moraes Bruna Gibowski,Nakalski Eluiza,Borille Josi Mariano,Machado Camila Juraszeck,Silveira Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Abstract
Cada vez mais aumenta a busca por estratégias didático-pedagógicas que ultrapassem ou minimizem as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem. Nesse tocante, além de estratégia alternativa para a mediação didático-pedagógica, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação devem ser vistas e ressignificadas como recursos didáticos. Além do que, se deve ter um olhar atento para a Alfabetização Científica e Tecnológica tanto dos professores quanto dos estudantes, que demandam por olhares mais críticos e atentos, principalmente em decorrência das novas relações que ocorrem inteiramente mediadas por essas tecnologias. Esta revisão sistemática da literatura teve como objetivo identificar de que forma as séries televisivas têm sido utilizadas como subsídio para o ensino de Ciências e/ou Biologia. A pesquisa abrangeu a busca por artigos científicos, dissertações e teses associados nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Google Acadêmico. Os termos de pesquisa foram: Série Televisiva, Série de TV, Série de Streaming, Narrativa Seriada, Ensino de Ciências e Ensino de Biologia. Os resultados evidenciaram que são escassos os estudos que relacionam o ensino de Ciências e/ou Biologia com as séries televisivas. Das quatro pesquisas encontradas, um dos trabalhos analisa veementemente a produção midiática sem, no entanto, aplicar o recurso em sala de aula; outro, faz a análise da série enquanto elemento de ensino, traz sugestões de estratégias a partir das análises, porém sem fazer a aplicação do recurso; enquanto que os demais, tanto analisaram quanto aplicaram tal recurso no ambiente escolar. Diante da escassez de trabalhos encontrados, necessita-se que sejam ampliadas as investigações que relacionam as séries televisivas e o ensino de Ciências e/ou Biologia, com intuito de fomentar o potencial dessa abordagem nos diferentes espaços formativos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. ANGOTTI, J. A. P. Ensino de Física com TDIC. 1. Ed., Florianópolis: UFSC - EAD - CED – CFM, 2015.Disponível em https://ced.ufsc.br/files/2016/01/Livro-Angotti.pdf. Acesso em 30 set. 2021.
2. AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte,v. 3, n. 2, p. 122-134, 2001.
3. AULER, D. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, Piracicaba, V. 1, N. esp., 20 p., 2007.
4. BARCA, L. As Múltiplas imagens do cientista no cinema. Revista Comunicação & Educação, Ano X, N. 1, P. 31-39, 2005.
5. CUNHA, M. B.; GIORDAN, M. A Imagem da Ciência no Cinema. Química nova na Escola, V. 31, N° 1, P. 9-17, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/03-QS-1508.pdf. Acesso em: 30 set. 2021.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献