Author:
Cunha Elaine Alves,Daher Lucas Abrahão
Abstract
O Nutricionista tem papel fundamental no auxílio do controle de doenças crônicas não transmissíveis por meio da promoção da mudança do estilo de vida e de uma alimentação saudável, ressaltando as particularidades de cada indivíduo, por isso é de extrema importância o entendimento do comportamento alimentar de um indivíduo e seus fatores correlacionados. Buscando avaliar as práticas alimentares de estudantes universitários de acordo com as recomendações da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL,2014) e correlacionar o impacto da insatisfação corporal sobre o consumo alimentar de estudantes universitários de uma faculdade particular do Sul de Minas Gerais foram utilizados alguns instrumentos autoaplicáveis (Questionário de frequência alimentar, Body Shape Questionnaire (BSQ), Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), Eating Attitudes Test (EAT-26), Questionário Sociodemográfico) de forma presencial. Também foram coletados dados de IMC obtidos através dos dados de peso e altura. Os participantes do estudo foram convidados a participar voluntariamente da pesquisa. Para isso, foram submetidos ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Após análise dos dados obtidos constatou- se que o comportamento alimentar e a satisfação corporal têm uma correlação e uma associação direta. Quanto maior o grau de insatisfação corporal, maior a atitude alimentar de risco.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. BARBOSA, B. C. R. Práticas alimentares dos estudantes universitários da área da saúde de acordo com as recomendações do guia alimentar para a população brasileira. 2019. 66 f. Monografia (Graduação em Nutrição) – Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
2. BERNARDO, G. L. et al. Consumo alimentar de estudantes universitários. Revista de Nutrição, Campinas, 30(6):847-865, nov./dez., 2017.
3. CAPDEVILLE, E. N. Saúde mental de estudantes da área da saúde: um ensaio sobre currículo integrado, humanização e resiliência no ensino superior. In.:GRILLO, Rogério de Melo; NAVARRO, Eloisa Rosotti. (Org.). Psicologia: desafios, perspectivas e possibilidades. Guarujá, SP: Editora Científica Digital, 2020.
4. CARVALHO,P.H.B.de. et al..Checagem corporal, atitude alimentar inadequada e insatisfação coma a imagem corporal de jovens universitários. Jornal Brasileiro de Psiaquiatria, v. 62, n. 2, p. 108-114, abr.2013
5. CLEM, E. L. do V. Não está tudo bem: desafios de estudantes de baixa renda na conquista de seu lugar na educação superior pública. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) —Universidade de Brasília, Brasília, 2020.