A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA LITERATURA A PARTIR DOS PROCESSOS MENTAIS DE MOLLY BOOM EM ULYSSES DE JAMES JOYCE

Author:

Santos Glacilda Nunes Cordeiro,Lopes Sebastião Alves Teixeira

Abstract

O presente trabalho busca refletir sobre a representação do feminino na literatura através de uma análise da personagem Molly Boom (Marion Boom) da obra Ulysses (1922), do escritor irlandês James Joyce. Enquanto uma mudança no olhar e do ponto de vista, as técnicas literárias utilizadas pelo autor ainda no início do século XX, nos permite ver um mundo diferente para as personagens femininas e estabelecer um diálogo com a crítica literária sob uma perspectiva pós-colonial. À luz desses estudos, o objetivo da nossa reflexão é discutir a forma com que James Joyce constroi o chamado fluxo de consciência no solilóquio de Molly no capítulo 3 da terceira parte do livro, e reflete aspectos do imaginário social em torno da mulher. Para tanto, dialogaremos principalmente com Ricoeur (1978) quando infere que o imaginário na literatura produz um “livre jogo de possibilidades” e novas formas de estar no mundo que inspiram criações fundamentais para a existência humana. Ainda, nos embasaremos em Merquior (1965) por considerar que James Joyce exprime o problemático através do cotidiano, do real; e em Ermer Nolan (1995) quando afirma que o fato do irlandês provir de sociedade pós ou semicolonial, tem influenciando a interpretação de seus métodos de composição textual, seus temas e sua organização na narrativa.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference21 articles.

1. ASHCROFT, Bill et al. The empire writes back: theory and practice in post-colonial literatures. Londres: Routledge, 1989.

2. BAKER, Houston A. Jr. Modernism and the Harlem Renaissance. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

3. BROCH, Hermann. A atualidade de James Joyce. In: NESTROVSKI, Arthur (Org.). Riverrun: ensaios sobre James Joyce. Trad. Jorge Wanderley, Lya Luft, Marco Lucchesi. Rio de Janeiro: Imago, 1992. Biblioteca Pierre Menard, p. 113-138).

4. CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Editora, v. 49, p. 49-58, 2003.

5. CARDOSO, Cláudia Pons. Outras falas: feminismos na perspectivas de mulheres negras brasileiras. Tese (Doutorado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Salvador/BA, 383p. 2012.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3