Author:
Giboski Juliana,Brun Sergio Adelar
Abstract
Tem-se que o estágio é um meio para o estudante desenvolver experiências práticas e ter oportunidades de aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula. Cabe à instituição de ensino celebrar o termo de compromisso entre o estudante e a unidade concedente do estágio, além da gestão desse processo, sendo essa, uma responsabilidade que possui grande dificuldade. Com isso, o objetivo do presente estudo é analisar o panorama atual das produções científicas acerca do tema estágio supervisionado. Justifica-se pela importância do estágio curricular nos cursos superiores das universidades brasileiras e pela obrigatoriedade. O ponto que ressalta o estudo é a necessidade e dificuldade das IES do seu gerenciamento, gestão de documentos e acompanhamento pela instituição. A metodologia utilizada foi o estudo bibliométrico construído por meio de busca no Portal de Periódicos CAPES, utilizando as bases de dados Scopus e Scielo, além do Banco de Teses e Dissertações da USP. A análise permitiu verificações acerca do tema investigado e apresentou algumas limitações em relação à seleção dos trabalhos analisados, uma vez que foram considerados apenas aqueles disponíveis no acervo escolhido. Como resultado, este estudo contribui para a compreensão do cenário atual do sobre o acompanhamento de processos de estágio, por meio da gestão e integração de processos e sistemas nas instituições de ensino.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference37 articles.
1. Albuquerque, L. S., & SILVA, E. M. (2006). Pontos positivos e negativos do estágio na formação profissional dos estudantes de Ciências Contábeis da cidade de Caruaru–PE. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração–Enanpad, 30.
2. Altarugio, M. H., & de Souza Neto, S. (2019). The Teacher's Mentoring Role and the Reflexive Teacher Formation during Supervised Internships in the Science Education Area. Acta Scientiae, 21(4), 174-191.
3. Alvarenga, L. (1998). Bibliometria e arqueologia do saber de Michel Foucault: traços de identidade teórico-metodológica. Ciência da informação, 27, 253-261.
4. Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão, 12(1), 11-32.
5. Araújo, K. C. L. C. D. (2018). O debate da política curricular e os sentidos do estágio supervisionado (1996-2006): uma análise a partir da teoria do discurso. Educação em Revista, 34.