QUALIDADE E COMPOSIÇÃO DE BANCOS DE COLOSTRO DE VACAS HOLANDESAS E JERSEY AVALIADAS COM REFRATÔMETRO DE BRIX

Author:

Kinalski Geovana da Silva,Fraga Denize da Rosa,Heck Camila Frantz,Viégas Julio,Pereira Stela Naetzold

Abstract

Amostras de banco de colostro oriundas de propriedades rurais no noroeste do estado do Rio Grande do Sul foram utilizadas nesta pesquisa (n=60), sendo 30 da raça Jersey e 30 de holandesa, destas 15 amostras de primíparas e 15 de multíparas. Conclui-se que 52% apresentaram valores superiores a 21 Brix no refratômetro de aspecto geral. Destaca-se que amostras da raça Holandesa revelaram maior percentual de amostras que vacas da raça jersey. A média de percentual de proteína total no colostro na raça foi similar entre as raças. Houve correlação entre o valor de Brix e de proteína no colostro. A média de dias de intervalo entre secagem e parto com maior qualidade do colostro foi de 60 dias. Fêmeas multíparas apresentam colostro de maior qualidade. O método de descongelamento a 45ºC, por 25 minutos, em banho-maria indicado para manter a melhor qualidade do colostro. Houve um crescimento bacteriano em 98% das amostras com crescimento bacteriano mesmo diante da aplicação de antibiótico no período seco. Presumisse que os frascos nos quais estas amostras estavam armazenadas estavam contaminadas ou que os antibióticos de vaca seca não foram efetivos. Sendo assim, recomenda-se aos produtores rurais testem o colostro por refratômetro e busquem cuidar de todos os aspectos aqui avaliados.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference19 articles.

1. BALTHAZAR, E. et al. A comparison of thawing methods on IgG1 concentration in colostrum of dairy cows. Revue Médécine Vétérinaire, v. 166, n. 11-12, p. 341-344, 2015.

2. BIELMANN, V. et al. An evaluation of Brix refractometry instruments for measurement of colostrum quality in dairy cattle. Journal of Dairy Science, v. 93, n. 8, 2010.

3. BOLZAN, G. N. et al. Importância da transferência da imunidade passiva para a sobrevivência de bezerros neonatos. Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária, Pelotas, 2010.

4. COELHO, V.; COSTA, E. O. A avaliação da influência da intensidade de mastite em quarto tratado por via intramamária na ocorrência de resíduos de antimicrobianos no leite de quartos mamários não tratados. Revista Napgama. São Paulo, v. 5, n. 1, 2002.

5. DEELEN, S.M. et al. Evaluation of a Brix refractometer to estimate sérum immunoglobulin G concentration in neonatal dairy calves. Journal of Dairy Science, v. 97, p. 3838–3844, 2014.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3