Author:
De Almeida Sabrina do Socorro Marques de Araújo,Cardoso Emilly Luzia dos Santos,Monteiro Cezar Vinicius Silva,De Souza Wanderleia Rodrigues Castro,Queiroz Jordanna Moraes Rolim,Da Costa Mayra Naiara Sozinho,Vieira Thays Gonçalves,Piane Naiara de Sousa Ribeiro,Silva Michelle Portal da Silva
Abstract
O presente artigo desenvolve o tema sobre o parto humanizado delimitado para o processo de proteção à mulher confronte a violência obstétrica no âmbito da enfermagem. Neste nexo, demanda responder ao problema: - Existe ou não uma revisão de literatura que evidencie o parto humanizado como um processo de proteção à mulher em face à violência obstétrica no âmbito da enfermagem? O tema assume relevância por pretender gerar um estudo capaz de proporcionar conhecimentos sobre a utilização do parto humanizado como forma de combate à violência obstétrica existente no contexto da enfermagem. Neste sentido, aplicou-se o método de revisão de literatura, levantamento e análise do que já foi produzido e publicado sobre essa temática. Dessa maneira, o objetivo geral da pesquisa é apresentar uma revisão de literatura que evidencie a existência de estudos comprovando o parto humanizado como um processo de proteção à mulher em face à violência obstétrica no âmbito da enfermagem. Para isso, mais especificamente desenvolveu-se com os tópicos: o significado da Violência Obstétrica; a política nacional de humanização: Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN); o papel da Enfermagem Obstétrica para a disseminação do parto humanizado. O resultado da pesquisa evidenciou a existência concreta de uma literatura suprindo os conhecimentos concernentes à imprescindibilidade da profusão de procedimentos baseados no parto humanizado como forma de obstar a violência obstétrica no ambito da enfermagem.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference25 articles.
1. ALMEIDA, Olivia Souza Castro; GAMA, Elisabete Rodrigues; BAHIANA, Patricia Moura. Humanização do parto: a atuação dos enfermeiros. Rev. Enfer, Contemp., v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: Acesso em: 6 de julho de 2019.
2. ANDRADE, Priscyla Nascimento de Oliveira et al. Fatores associados à violência obstétrica na assistência ao parto vaginal em uma maternidade de alta complexidade em Recife, Pernambuco. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 16, n. 1, 2016. Disponível em: Acesso em: 1 de julho de 2019.
3. ANDRADE, LO et al. Práticas dos profissionais de enfermagem diante do parto humanizado. Rev enferm UFPE on line., Recife, 11(Supl. 6):2576-85, jun., 2017. Disponível em: Acesso em: 1 de julho de 2019.
4. BARROS, L. P. et al. O parto humanizado e seu impacto na assistência a saúde. Revista educação em saúde. V. 3, n. 2, p. 64-71, 2015. Disponível em: Acesso em: 3 de julho de 2019.
5. DUARTE, M R et al. Tecnologias do Cuidado Na Enfermagem Obstétrica: Contribuição para o Parto e Nascimento. Cogitare Enfermagem, v. 24, 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de julho de 2019.