Author:
Da Silva Adailton,Miranda Camila Victoria Rodrigues,Nunes Jordson kaique Oliveira,Castro Bruno da Silva,Jorge Gabriela Gattass Fabi de Toledo,Ganne Gustavo de Oliveira
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar e documentar as regiões articulares e não articulares de lesões mais comuns entre os corredores de rua, bem como associar o tempo de pratica com as lesões. A condução deste projeto foi pautada na metodologia de análise de dados, que proporcionou uma compreensão profunda das atividades realizadas, dos desafios enfrentados e dos resultados obtidos. A pesquisa foi conduzida no Centro Poliesportivo Municipal, localizado na rua Porto Carreiro, Centro, Corumbá - MS, no dia 29/07/2023, das 13 horas às 17 horas. A amostra foi composta por 114 corredores, dos quais 70 eram homens e 44 eram mulheres. A seleção dos participantes ocorreu de forma oportunista, aproveitando a presença dos corredores no local para o evento esportivo. Os resultados obtidos apresentaram que o histórico de lesões foi documentado, revelando que 25 homens e 11 mulheres já sofreram lesões relacionadas à corrida. Regiões especificas foram identificadas, como joelho, tornozelo e tíbia. A análise do tempo de prática de corrida mostrou uma média de 8,45 anos para homens e 5,24 anos para mulheres, evidenciando a variabilidade de experiências dentro da comunidade de corredores em Corumbá, MS. Assim, é fundamental reconhecer as limitações do estudo, como a natureza transversal dos dados e o viés de autorrelato. Pesquisas futuras podem se beneficiar de abordagens longitudinais e da inclusão de medidas objetivas para uma compreensão mais profunda das causas das lesões.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference7 articles.
1. BOREL, W. P. et al. PREVALENCE OF INJURIES IN BRAZILIAN RECREATIONAL STREET RUNNERS: META-ANALYSIS. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 25, n. 2, p. 161–167, mar. 2019.
2. CALUMBI, E. A. B. O.; DANTAS, L. C. S.; SANTOS, A. L.; ALVIM, K. L.; SILVA NETO, J. M.. Principais lesões em corredores de rua. Medicus, v.5, n.1, p.1-5, Jan. 2023.
3. DOMINSKI, F. H. et al. Perfil de lesões em praticantes de CrossFit: revisão sistemática. Fisioterapia e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 229–239, abr. 2018.
4. HINO, A. A. F. et al. Prevalência de lesões em corredores de rua e fatores associados. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 15, n. 1, p. 36–39, jan. 2009.
5. MENDES, Camila Pereira; OLIVEIRA, Evoneide Moreira de; SANTOS, Alain Oliveira dos. PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS A LESÕES EM CORREDORES DE RUA: REVISÃO DE LITERATURA. Mostra de Fisioterapia da Unicatólica, [S.l.], v. 4, n. 1, feb. 2020. ISSN 2526-4915. Disponível em: . Acesso em: 17 Nov. 2023.