Author:
Beserra Mariana Rodrigues,Vasconcelos Salete Vitória Rodrigues Sousa de,Lopes Yohana de Carvalho,Carvalho Claudia Maria Sousa de
Abstract
Objetivo: Buscar informações sobre o conhecimento dos pacientes em relação a esse método, à adesão ao tratamento e de levar aprendizado para aqueles que ainda não o conhecem. Método: Consistiu em uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa com 96 pacientes que foram convidados a responderem um questionário contendo informações pessoais e composto por composto por 15 itens de avaliação divididos em 6 dimensões relacionadas ao autocuidado em diabetes. O estudo foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. As variáveis categóricas foram apresentadas em forma de frequência (porcentagem). Resultados: Conforme as entrevistas observou-se que os pacientes tinham idade média de 57,52 anos sendo a maioria do sexo feminino (69,8%). Quanto ao estado civil, 59,37% são casados. A maior parte dos pacientes se autodeclararam branco (a) com 52,08%. Quanto à escolaridade, 35,41% completaram o ensino médio. Em relação à ocupação, 41,66% são aposentados e 23,95% do lar. Sobre a renda salarial, 80,2% relataram de 1 a 3 salários mínimos. De acordo com a história familiar, 55,2% tinham história de hipertensão e diabetes na família. Em relação às questões relacionadas às atividades de autocuidado com o diabetes, 80,20% seguiram uma dieta saudável nos últimos sete dias. Considerações finais: Conclui-se também que a população do estudo se preocupa com o cessamento do tabagismo, já que a maioria nunca fumou, se preocupam com o uso adequado da medicação, visto que mais de 90% havia feito o uso correto na semana da aplicação do questionário, se preocupam em analisar as condições dos pés, o que contribui para a prevenção de uma complicação séria do diabetes mellitus e se preocupam em ter uma dieta mais saudável, embora tenha alguns erros alimentares.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference24 articles.
1. AMERICAN COLLEGE OF LIFESTYLE MEDICINE. About Lifestyle Medicine. 2023. Disponível em: . Acesso em: 21 de maio de 2023.
2. ARAÚJO, D. S. M. S. de; ARAÚJO, C. G. S. de. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos. Revista brasileira de medicina do esporte, v. 6, p. 194-203, 2000.
3. ARAÚJO, H. V.; FARIAS, I. O. de.; REIS, B. C. C. A importância da mudança do estilo de vida em pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Médico, v. 12, p. e10359-e10359, 2022.
4. BAILEY, D. P. et al. Um estudo de viabilidade controlado randomizado da intervenção REgulate your SItting Time (RESIT) para reduzir o tempo sentado em indivíduos com diabetes tipo 2: protocolo do estudo. Piloto Viabilidade Stud, 2021; 76.
5. BEZERRA, J. F. et al. Perfil epidemiológico dos portadores do diabetes Mellitus numa zona rural de Nova Cruz, RN. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 99976-100001, 2020.